(DE)FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BNC-FORMAÇÃO
UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1264Resumo
Este é um artigo que discute a Formação de Professores no Brasil a partir da das Diretrizes Nacionais Curriculares definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação. Trata-se de uma análise de teses e dissertações nacionais que analisam e/ou utilizam o documento BNC-Formação para compreender a política de formação docente no Brasil. Foram localizadas oito (8) dissertações e três (3) teses no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, cuja leitura qualitativa levou a uma crítica múltipla do documento, classificada em oito (8) eixos, a saber (i.) normativas arbitrárias e distanciamento da prática docente; (ii.) educação por competências; (iii.) assujeitamento docente; (iv.) responsabilização do professor; (v.) mecanismo de vigilância e controle; (vi.) reflexos na universidade; (vii.) substituição da Resolução n. 2/2015; (viii.) movimentos contrários à BNC-Formação. Ao final, tendo qualificado a crítica à BNC-Formação em tantos eixos diversos, concluímos que as diretrizes nacionais de formação docente no Brasil resultam em uma política que requer urgente revisão.
Referências
ALBINO, A. C. A.; DA SILVA, A. F. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 137–153, 2019. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.966
ANPED. Uma formação formatada. Posição da ANPED sobre o “texto referência - Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a formação inicial e continuada de professores da educação básica". 09 out. 2019. Disponível em: https:// https://anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-texto-referencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-e-continuada-de . Acesso em: 15 out. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, dez. 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de
Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores
para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 15 out. 2023.
BRITO, R. S.; PRADO, J. R.; NUNES, C. P. Políticas de formação docente no Brasil a partir dos anos 1990. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 02–19, 2019. https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.43571
FARIAS, I. M. S. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 155–168, 2019. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.961
FORTUNATO, I.; SHIGUNOV NETO, A. A contribuição da Revista Brasileira de Iniciação Científica para o Ensino de Física em 10 artigos. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 10, e023003, p. 1-12, 2023.
GARCIA, A.; ALMEIDA, A. O curso de Pedagogia da FFP/UERJ: currículo e políticas de formação. In: FONTOURA, H. A. (Org.). Pedagogia em Movimento: Experiências compartilhadas na Faculdade de Formação de Professores. Niterói: Intertexto, 2018.
MESQUITA, A. L., FORTUNATO, I., CRUZ, J. A. S. O pensamento complexo de Edgar Morin e o ensino de Física: Mapeamento das teses e dissertações brasileiras. Rev. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, e023006, 2023. https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.16922
SALEM, S. Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em Ensino de Física no Brasil. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
TEIXEIRA, P. M. M. Produção acadêmica em ensino de Biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, e260097, 2021, p. 1-25. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260097
TEIXEIRA, P. M. M. Tendências da produção acadêmica em ensino de biologia no Brasil: um panorama fundamentado na análise de dissertações e teses. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 970–990, 2022. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.789
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O Estado da Arte da pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 521-549, 2017.
XIMENES, P. de A. S.; MELO, G. F. BNC – Formação de Professores: da completa subordinação das políticas educacionais à BNCC ao caminho da resistência propositiva. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 103, n. 265, p. 739-763, 2022. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5112
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Aline Luz Mesquita, Ivan Fortunato, Alexandre Shigunov Neto
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.