ENTRE DESAFIOS E DESIGUALDADES
A COMPLEXA JORNADA DO PROFESSOR E PESQUISADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1285Abstract
Este artigo mergulha nas complexidades da formação e do trabalho pedagógico, explorando a subalternização histórica dos professores da educação básica no Brasil. Ao abordar os desafios enfrentados por professores e pesquisadores no Brasil que atuam na educação básica, com base nas ideias de Florestan Fernandes, torna-se essencial contemplar a complexidade das interações sociais, econômicas e políticas que permeiam o sistema educacional do país. Buscando responder à pergunta central sobre as dificuldades de ser professor e pesquisador nesse contexto, a pesquisa adota uma abordagem hermenêutica para desvendar as dimensões culturais e fronteiras que delineiam essa experiência atualmente. Tendo a curiosidade epistemológica como guia, o estudo revela os desafios intrínsecos ao trabalho docente, destacando as entrelinhas dos processos formativos e enfatizando a pesquisa como princípio científico e educativo. Ao examinar os impasses enfrentados por professores e pesquisadores, especialmente no estudo das desigualdades sociais, concluímos que persistem desafios irreconciliáveis, incluindo desigualdade estrutural, a necessidade urgente de uma formação política sólida para os professores e condições de trabalho precárias. Estes fatores mobilizam os profissionais da educação para (re)existir à marginação persistente dos professores ao longo da história da educação no Brasil.
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