ENTRE DESAFIOS E DESIGUALDADES

A COMPLEXA JORNADA DO PROFESSOR E PESQUISADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1285

Resumo

Este artigo mergulha nas complexidades da formação e do trabalho pedagógico, explorando a subalternização histórica dos professores da educação básica no Brasil. Ao abordar os desafios enfrentados por professores e pesquisadores no Brasil que atuam na educação básica, com base nas ideias de Florestan Fernandes, torna-se essencial contemplar a complexidade das interações sociais, econômicas e políticas que permeiam o sistema educacional do país. Buscando responder à pergunta central sobre as dificuldades de ser professor e pesquisador nesse contexto, a pesquisa adota uma abordagem hermenêutica para desvendar as dimensões culturais e fronteiras que delineiam essa experiência atualmente. Tendo a curiosidade epistemológica como guia, o estudo revela os desafios intrínsecos ao trabalho docente, destacando as entrelinhas dos processos formativos e enfatizando a pesquisa como princípio científico e educativo. Ao examinar os impasses enfrentados por professores e pesquisadores, especialmente no estudo das desigualdades sociais, concluímos que persistem desafios irreconciliáveis, incluindo desigualdade estrutural, a necessidade urgente de uma formação política sólida para os professores e condições de trabalho precárias. Estes fatores mobilizam os profissionais da educação para (re)existir à marginação persistente dos professores ao longo da história da educação no Brasil.

Biografias Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/UnB/CNPq e do Laboratório de Formação e Estudos da Infânciaa (LabForma/UFPel/CNPq).

Raquel Amélia dos Santos, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Doutoranda em Educação (UNILASALLE, Canoas/RS) e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). Formação: Magistério em nível de ensino médio; Graduação em Pedagogia (PUCMG); Pós Graduação/latu sensu em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento, Mestrado em Educação (UNILASALLE, Canoas/RS). Experiência: docência nos anos iniciais do ensino fundamental, Supervisão escolar.

Ane Patricia Viana José de Mira, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Doutora em Educação - linha de pesquisa Educação, História e Políticas (Unisinos), Mestra em Educação - linha de pesquisa de Gestão e Políticas Públicas (Universidade La Salle); especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa (UFRGS); especialista em Coordenação Pedagógica (UCDB); especialista em Educação Especial Inclusiva (UGF), Licenciada em Letras (Unilasalle), Licenciada em Pedagogia (Uninter). Docente do curso de pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na Verbo Educacional e no curso de especialização em Orientação Educacional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Desde 2005, tem atuado como professora na educação básica na área das Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Literatura e Produção Textual), como docente em todos os níveis de ensino e formação de professores. Desde 2023 exerce a função de orientadora educacional na rede privada em Minas Gerais e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Deivid de Souza Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2019). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2017). Especialista em Supervisão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2024). Possui graduação em Pedagogia - Anos Iniciais e Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2012). Professor da Educação Básica I na Prefeitura Municipal de Canoas, RS e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

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Publicado

2025-01-01

Como Citar

Conte, E., Santos, R. A. dos, Mira, A. P. V. J. de, & Santos, D. de S. (2025). ENTRE DESAFIOS E DESIGUALDADES: A COMPLEXA JORNADA DO PROFESSOR E PESQUISADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Vivências, 21(42), 25–44. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1285

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO