EFEITO DO BIOFERTILIZANTE FERTBOKASHI® NA NODULAÇÃO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE SOJA NO ECÓTONO CERRADO-PANTANAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1337Abstract
Objetiva-se com esse trabalho avaliar o desenvolvimento de características radiculares de cultivares de soja com o uso de biofertilizante Fertbokashi® em comparação com o cultivo tradicional. O experimento foi conduzido na área do Ecótono Cerrado-Pantanal, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas compostas pelos tratamentos: a) cultivo com biofertilizante; b) cultivo tradicional (com aplicação de defensivos químicos no controle de plantas daninhas, pragas e doenças); e, c) cultivo sem aplicação de fertilizantes químicos (Testemunha), com as subparcelas compostas pelas cultivares de soja, TMG 7063, GARRA e BMX PRODUZA. No estádio R2 (pleno florescimento) foram coletadas, aleatoriamente (evitando-se as bordas), cinco plantas de cada parcela para a realização das avaliações: massa verde e seca dos nódulos, porcentagem de nódulos ativos, número de nódulos de planta, comprimento e densidade de raiz, colonização micorrízica, análises foliares de N e P, e produtividade. Os valores foram submetidos à análise de variância pelo teste F e comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O uso de biofertilizante propiciou melhor nodulação das raízes comparado ao sistema tradicional, contudo não influencia nas demais características radiculares e de produtividade da soja.
Riferimenti bibliografici
Atua na área de germinação e crescimento inicial e produção de mudas de olerícolas não convencionais e de espécies nativas do Cerrado, com ênfase em Ciências Ambientais.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Anne Mellisse Diaz Oliveira, Francisco Eduardo Torres, Gabriele Gonçalves de Mendonça, José Carlos Pina
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.