EFEITO DO BIOFERTILIZANTE FERTBOKASHI® NA NODULAÇÃO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE SOJA NO ECÓTONO CERRADO-PANTANAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1337

Resumo

Objetiva-se com esse trabalho avaliar o desenvolvimento de características radiculares de cultivares de soja com o uso de biofertilizante Fertbokashi® em comparação com o cultivo tradicional. O experimento foi conduzido na área do Ecótono Cerrado-Pantanal, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas compostas pelos tratamentos: a) cultivo com biofertilizante; b) cultivo tradicional (com aplicação de defensivos químicos no controle de plantas daninhas, pragas e doenças); e, c) cultivo sem aplicação de fertilizantes químicos (Testemunha), com as subparcelas compostas pelas cultivares de soja, TMG 7063, GARRA e BMX PRODUZA. No estádio R2 (pleno florescimento) foram coletadas, aleatoriamente (evitando-se as bordas), cinco plantas de cada parcela para a realização das avaliações: massa verde e seca dos nódulos, porcentagem de nódulos ativos, número de nódulos de planta, comprimento e densidade de raiz, colonização micorrízica, análises foliares de N e P, e produtividade. Os valores foram submetidos à análise de variância pelo teste F e comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O uso de biofertilizante propiciou melhor nodulação das raízes comparado ao sistema tradicional, contudo não influencia nas demais características radiculares e de produtividade da soja.

Biografia do Autor

Anne Mellisse Diaz Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Aquidauana, MS, Brasil

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre e Doutora em Agronomia pela mesma instituição. Áreas de atuação: fitossanidade das plantas daninhas e fitotecnia.

Francisco Eduardo Torres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Aquidauana, MS, Brasil

Graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves. Mestrado em Produção vegetal, Área de concentração em Melhoramento de Plantas Forrageiras pela Univesidde Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).Doutorado em agronomia, Área de concentração Fitotecnia, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Gabriele Gonçalves de Mendonça, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Aquidauana, MS, Brasil

Graduação em Agronomia e Mestra em Agronomia - Produção Vegetal, com ênfase na área de Fitotecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

José Carlos Pina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Aquidauana, MS, Brasil

Graduação em Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e Pós-Graduação lato sensu em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, MS.  Licenciatura em Física, Universidade de Franca.  Mestrado, Doutorado e pós doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Universidade Anhanguera-UNIDERP, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, área de concentração Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Pantanal e do Cerrado. Pós Doutorado em Agronomia Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Aquidauana, MS.

Referências

Atua na área de germinação e crescimento inicial e produção de mudas de olerícolas não convencionais e de espécies nativas do Cerrado, com ênfase em Ciências Ambientais.

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Oliveira, A. M. D., Torres, F. E. ., Mendonça, G. G. de ., & Pina, J. C. (2025). EFEITO DO BIOFERTILIZANTE FERTBOKASHI® NA NODULAÇÃO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE SOJA NO ECÓTONO CERRADO-PANTANAL. Vivências, 21(42), 357–376. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1337

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO