O HÁBITO DE LEITURA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1503

Abstract

A leitura sempre esteve presente no processo de aquisição de conhecimento, entretanto, o modo como é realizada e suas motivações podem expandir ou limitar os efeitos que ressuscita no leitor. Outrossim, ao abordar os tipos de textos no campo das ciências, depara-se com diferentes produtos derivados do discurso de divulgação científica e do discurso científico, os quais possuem distinções entre seus emissores, linguagem e receptores. Apesar de as diferenças serem significativas, podem passar despercebidas pelos leitores. A partir dessas premissas, esta pesquisa busca investigar o perfil de leitura dos licenciandos do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados à luz da Análise de Conteúdo, a fim de verificar a percepção dos participantes acerca da docência, seu conhecimento sobre os tipos de discurso e suas motivações de leitura. Os resultados apontam para o reconhecimento do papel docente na formação social do estudante e a dificuldade em gerenciar os tipos de discurso e leitura pela formação docente, revelando ainda a necessidade e a importância de se inserirem práticas de leitura de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química.

Biografie autore

Thauanna Corrêa Mendonça Vilhalba, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Cursa Mestrado em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências e Química (GEPEQC) - INQUI/UFMS.

Daniele Correia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2016). Mestre em Química - UFSM (2008). Possui graduação em Química Licenciatura - UFSM (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS-Instituto de Química- campus Campo Grande desde 2016, trabalhando com diversas disciplinas de formação didático-pedagógica do Curso de Química Licenciatura. Tem experiência na área de ensino Química, e atua nas linhas: construção do conhecimento científico, Formação de Professores, Novas tecnologias para o ensino de química. Tem interesse pelos temas: utilização de temáticas nos processos de ensino e aprendizagem de Química; metodologias ativas; relações entre ensino e pesquisa; leitura e escrita; divulgação científica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências/PPEC e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional/PROFQUI. Orientadora do subprojeto Química/UFMS do programa Residência Pedagógica (2018-2020, 2020-2022, 2022-2024). É Líder do Grupo GEPEQC (Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências e Química) INQUI/UFMS.

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Pubblicato

2025-12-14

Come citare

Vilhalba, T. . C. M. ., & Correia, D. (2025). O HÁBITO DE LEITURA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS. Vivências, 22(44), 243–258. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1503

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO