O HÁBITO DE LEITURA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFMS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1503Resumo
A leitura sempre esteve presente no processo de aquisição de conhecimento, entretanto, o modo como é realizada e suas motivações podem expandir ou limitar os efeitos que ressuscita no leitor. Outrossim, ao abordar os tipos de textos no campo das ciências, depara-se com diferentes produtos derivados do discurso de divulgação científica e do discurso científico, os quais possuem distinções entre seus emissores, linguagem e receptores. Apesar de as diferenças serem significativas, podem passar despercebidas pelos leitores. A partir dessas premissas, esta pesquisa busca investigar o perfil de leitura dos licenciandos do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados à luz da Análise de Conteúdo, a fim de verificar a percepção dos participantes acerca da docência, seu conhecimento sobre os tipos de discurso e suas motivações de leitura. Os resultados apontam para o reconhecimento do papel docente na formação social do estudante e a dificuldade em gerenciar os tipos de discurso e leitura pela formação docente, revelando ainda a necessidade e a importância de se inserirem práticas de leitura de textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química.
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