ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DOIS FILMES COMERCIAIS DE ANIMAÇÃO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.425

Abstract

É importante discutir sobre Educação Ambiental (EA) nas escolas, por esta ser um espaço de conviver, aprender, compreender e de desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre os cuidados com o meio em que vivemos. Dessa maneira, um caminho para promover a sensibilização pode ser a partir do uso de filmes comerciais que abordam as questões ambientais, contribuindo com as discussões e reflexões sobre a EA. Este trabalho tem como objetivo analisar dois filmes comerciais de animação, buscando identificar que representações de EA estão presentes nesse recurso e verificar como os filmes podem ser usados no Ensino de Ciências para abordar as questões ambientais. Esta é uma pesquisa qualitativa em Educação, na qual buscou-se nos filmes: A Era do Gelo 2 e O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida a presença das questões ambientais, a fim de identificar as três categorias de representação ambiental: naturalista, globalizante e antropocêntrica de análise. Sabemos que é crescente a influência da tecnologia na vida do ser humano, a partir disso é importante pensarmos nas tecnologias de informação e de comunicação como ferramenta a favor do ensino, usando-as como recurso pedagógico. Nesse sentido, o uso de filmes comerciais de animação pode contribuir com o desenvolvimento de diferentes estratégias de EA no ambiente escolar, estimulando novos caminhos para se chegar ao conhecimento, a conscientização, sensibilização e da busca pela mudança de comportamento frente aos problemas ambientais.

Biografie autore

Vanusa Zimmer de Moura, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS, foi bolsista PIBIDCIÊNCIAS BIOLÓGICAS (2016) e bolsista do Programa Residência Pedagógica Multidisciplinar (2018-2020).

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

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Pubblicato

2021-06-21

Come citare

Moura, V. Z. de, & Santos, E. G. dos . (2021). ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DOIS FILMES COMERCIAIS DE ANIMAÇÃO. Vivências, 17(33), 195–211. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.425

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO