USO DE APLICATIVOS DE DELIVERY E PRÁTICAS ALIMENTARES POR PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.919Abstract
Ao longo dos anos, observa-se mudanças nos padrões alimentares da sociedade, alimentos saudáveis estão sendo substituídas por alimentos de rápido consumo. Com a pandemia COVID-19, medidas foram tomadas para conter o vírus, dentre elas, fechamento das atividades não essenciais. Assim, abriu-se espaço para os aplicativos de delivery de comida, principalmente fast food. O objetivo do estudo foi avaliar a relação entre o uso de aplicativos de delivery e práticas alimentares por professores do município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul durante a pandemia COVID-19. Trata-se de um estudo transversal, por meio de formulário eletrônico. Foram avaliadas as características demográficas, nível econômico, uso de aplicativos para a compra de fast food, frequência e motivo, além das práticas alimentares. Foram incluídos 108 indivíduos, idade média de 42,81 anos. 54,6% dos avaliados faziam uso de aplicativos de delivery para compra de fast food, sendo que 67,8% faziam com uma frequência menor que 1 vez na semana. Em relação as práticas alimentares, o escore médio foi 45,47 pontos, considerado excelente prática alimentar, na comparação com o uso de delivery, o escore médio dos professores que não faziam uso de delivery foi maior quando comparado com o escore médio dos professores que faziam uso de aplicativo. Foi observada elevada prevalência do uso de aplicativos de delivery por professores durante a pandemia de COVID-19 e sua relação com as práticas alimentares. Os resultados sugerem a necessidade de ações de educação nutricional com vistas a sensibilização acerca do uso consciente e moderado de aplicativos de delivery.
Riferimenti bibliografici
.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.