CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.107

Resumo

É indispensável que todos os estudantes possam ter acesso ao conhecimento. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo de investigar as concepções dos graduados e graduandos em biologia, física e química sobre Educação Inclusiva. Tendo isso como objetivo, foi aplicado um questionário abordando tópicos referentes a esse assunto e também a fim de conhecer suas experiências vivenciadas como professores em formação inicial e continuada. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia de Análise Textual Discursiva. Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber que muitos dos participantes da pesquisa não se sentem preparados para promover um ensino nesse sentido, por não terem participado de cursos/oficinas/palestras ou disciplinas que contemplem o assunto ou até por não conhecerem estratégias/recursos/metodologias a serem desenvolvidas com esses estudantes. Porém, demonstram grande interesse em aprender mais sobre o tema apresentado, maneiras de adaptar materiais, buscar novas estratégias a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência.

Biografia do Autor

Valesca Vargas Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciência na Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Rosa Chitolina, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria no departamento de Bioquímica, possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq e tem pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015).

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Publicado

2019-10-14

Como Citar

Vargas Vieira, V., & Chitolina, M. R. (2019). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Vivências, 15(29), 245–266. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.107

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO