POLÍTICAS PÚBLICAS QUE IMPULSIONAM A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA POR MEIO DA INOVAÇÃO
AÇÕES DE UMA CIDADE DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1222Resumo
Políticas públicas que fomentem a educação implicam na qualidade do ensino. Nesse caminho, propostas que trabalham a inovação e a educação empreendedora podem ser fonte de uma mudança significativa na educação, desenvolvendo pessoas mais preparadas para o mundo em constantes e rápidas mudanças. O presente artigo possui o objetivo de analisar as ações de políticas públicas que impulsionam a educação a partir da Lei da Inovação na cidade de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia utilizada é qualitativa com estudo de caso dessa cidade também por meio de uma pesquisa documental. A coleta de dados empíricos ocorreu mediante entrevista semi-estruturada realizada com representantes do Poder Público, além de pesquisa documental. Os resultados obtidos mostraram a relevância da articulação de diferentes instituições de forma a assegurar que a educação empreendedora seja um programa público e, consequentemente, esteja devidamente institucionalizado a fim de alavancar e perpetuar seus resultados. Concluímos que a longo prazo, a EE propiciará a formulação de soluções para problemas reais a partir das competências que estão sendo desenvolvidas, gerando um maior nível de empregabilidade e, consequentemente, aumento do poder aquisitivo da população local.
Referências
BADY, J. B.; QUADROS DA SILVA, L. de; CONTE, E.. (Re) apropriação do contexto como condição à compreensão hermenêutica. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 23, n. 53, 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-19. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/txra/article/view/5792. Acesso em: 27 jun 2021.
BOLDUREANU, G. et al. Entrepreneurship education through successful entrepreneurial models in higher education institutions. Sustainability, v. 12, n. 3, p. 1267, 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 dez. 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acesso em: 15 set. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13243.htm Acesso em: 17 set. 2023.
BRUTON, G. D.; AHLSTROM, D.; LI, H. L. Institutional theory and entrepreneurship: where are we now and where do we need to move in the future? Entrepreneurship Theory and Practice, v. 34, n. 3, p. 421-440, 2010.
DE CLERCQ, D.; HONIG, B.; MARTIN, B. The roles of learning orientation and passion for work in the formation of entrepreneurial intention. International Small Business Journal, v. 31, n. 6, p. 652-676, 2013.
FELCHER, C. D. O.; FOLMER, V.. Educação 5.0: reflexões e perspectivas para sua implementação. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), v. 2, n. 3, p. 5-01-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67227 Acesso em: 14 set. 2023.
FONSECA, E. da S.. Educação 5.0–o conectivismo, a revolução digital e o ensino a distância. contribuições para o ensino híbrido. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 4, 2021. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/197 Acesso em: 18 set. 2023.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GADAMER, H.. Da palavra ao conceito, a tarefa da hermenêutica enquanto filosofia. In: ALMEIDA, C. L. S. de; FLICKINGER, H.; ROHDEN, L.. Hermenêutica filosófica. Nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, p. 13-26.
GHOBRIL, A. N. et al. Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 1, p. 42-76, 2020. DOI: 10.14211/regepe.v9i1.1539. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7299824. Acesso em: 04 jun. 2023.
GIRO GRAVATAÍ. Parque tecnológico em Gravataí projeta agregar mais de 100 empresas e gerar cinco mil empregos. Giro Gravataí, 13 junho 2023b. Disponível em: https://encurtador.com.br/bfiHU. Acesso em: 7 dez. 2023.
GIRO GRAVATAÍ. Prefeitura segue investindo em tecnologia na educação em Gravataí. Giro Gravataí, 13 junho 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/bdOY6. Acesso em: 12 ago. 2023.
GRAVATAÍ. Lei Ordinária nº 4.072 de 2019. Estabelece medidas de incentivo e apoio à inovação, à pesquisa científica, à produção, capacitação e serviços de base tecnológica, no ambiente empresarial, acadêmico e social no Município de Gravataí e dá outras providências. Câmara Municipal de Gravataí, 08 maio 2019. Disponível em: https://www.cmgravatai.rs.gov.br/documento/lei-ordinaria-no-4072-2019-270382. Acesso em: 04 jan. 2023.
GRAVATAÍ. Lei Ordinária nº 4364 de 2021. Altera, acrescenta e revoga dispositivos na Lei nº 4.072/2019, ampliando os conceitos que regem as convenções do ecossistema da Inovação, Ciência e Tecnologia. Câmara Municipal de Gravataí, 07 outubro 2021. Disponível em: https://www.cmgravatai.rs.gov.br/documento/lei-ordinaria-no-4364-2021-301680. Acesso em: 04 jan. 2023.
GRAVATAÍ. Lei Ordinária nº 4.588 de 2022. Institui no âmbito do Município de Gravataí a Semana Municipal do Empreendedorismo e da Inovação. Câmara Municipal de Gravataí, 22 dez. 2022. Disponível em: https://www.cmgravatai.rs.gov.br/documento/lei-ordinaria-no-4072-2019-270382. Acesso em: 04 jan. 2023.
HARTMANN, S. et al. Psychological resilience of entrepreneurs: A review and agenda for future research. Journal of Small Business Management, v. 60, n. 5, p. 1041-1079, 2022.
HE, X.; WEI, Y. Export market location decision and performance: The role of external networks and absorptive capacity. International Marketing Review, v. 30, n. 6, p. 559-590, 2013.
HERMANN, N.. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 112 p.
HIDALGO, G.; DALMORO, M.; MONTICELLI, J. M. Empreendedorismo institucional na formação de novos mercados: Transferência das lógicas da biodinâmica para práticas de mercado. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 25, e1960, 2023.
HUNT, R.; KIEFER, K.; MANOCHA, P. Experts and Expos and Shark Tanks (Oh My!): Managing the Influence of the Entrepreneurship Industry. Academy of Management Proceedings, v. 2022, n. 1, p. 10092, 2022.
JENNINGS, P. D. et al. Institutions, entrepreneurs, and communities: A special issue on entrepreneurship. Journal of Business Venturing, v. 28, n. 1, p. 1-9, 2013.
MAGUIRE, S.; HARDY, C.; LAWRENCE, T. B. Institutional entrepreneurship in emerging fields: HIV/AIDS treatment advocacy in Canada. Academy of Management Journal, v. 47, n. 5, p. 657-679, 2004.
MEEK, W. R.; PACHECO, D. F.; YORK, J. G. The impact of social norms on entrepreneurial action: Evidence from the environmental entrepreneurship context. Journal of Business Venturing, v. 25, n. 5, p. 493-509, 2010.
MEI, W.; SYMACO, L. P. Students’ entrepreneurial identity construction: Role and social identity influences. Sage Open, v. 12, n. 2, p. 21582440221089961, 2022.
MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO; Regina Pentagna. Educação 5.0: educação para o futuro. Rio de Janeiro: Fretas Bastos, 2021.
MINNITI, M. The role of government policy on entrepreneurial activity: Productive, unproductive, or destructive? Entrepreneurship Theory and Practice, v. 32, n. 5, p. 779-790, 2008.
MONTICELLI, J. M.; GARRIDO, I. L.; DE VASCONCELLOS, S. L. Political perspectives of relationship networks to internationalization of firms in an emerging economy. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), v. 12, n. 2, p. 74-89, 2017.
NEERGAARD, H.; CHRISTENSEN, D. R. Breaking the waves: Routines and rituals in entrepreneurship education. Industry and Higher Education, v. 31, n. 2, p. 90-100, 2017.
NEGRI, F. de. Por uma geração de políticas de inovação no Brasil. In:TURCHI, Lenita Maria; MORAIS, José Mauro de. (Orgs.). Políticas de apoio à inovação tecnológica no Brasil: avanços recentes, limitações e propostas de ações. Brasília: Ipea, 2017. pp. 25-46. Disponível em: https://encurtador.com.br/hj258. Acesso em: 17 set. 2023.
NORTH, D. C. A transaction cost theory of politics. Journal of Theoretical Politics, v. 2, n. 4, p. 355-367, 1990.
STOIAN, M. C.; DIMITRATOS, P.; PLAKOYIANNAKI, E. SME internationalization beyond exporting: A knowledge-based perspective across managers and advisers. Journal of World Business, v. 53, n. 5, p. 768-779, 2018.
PREFEITURA DE GRAVATAÍ. Startup Gravataí. Prefeitura de Gravataí, 2021. Disponível em: https://gravatai.atende.net/subportal/startup-gravatai. Acesso em: 15 set. 2023.
PREFEITURA DE GRAVATAÍ. Gravataí receberá evento Rotas da Inovação. Prefeitura de Gravataí, 04 setembro 2023a. Disponível em: https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia/gravatai-recebera-evento-rotas-da-inovacao. Acesso em: 15 set. 2023.
PREFEITURA DE GRAVATAÍ. Inscrições abertas para o curso Smart Gov 2. Prefeitura de Gravataí, 05 setembro 2023b. Disponível em: https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia/inscricoes-abertas-para-o-curso-smart-gov-2. Acesso em: 15 nov. 2021.
PREFEITURA DE GRAVATAÍ. Gravataí no Gramado Summit 2023: conheça as startups do setor de educação que representarão nosso município. Prefeitura de Gravataí, 30 mar. 2023c. Disponível em: https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia/gravatai-no-gramado-summit-2023-conheca-as-startups-do-setor-de-educacao-que-representarao-nosso-municipio. Acesso em: 15 nov. 2021.
PREFEITURA DE GRAVATAÍ. Hackathon Gravataí: Conheça a Currículo Popular, equipe vencedora. Prefeitura de Gravataí, 28 julho 2023d. Disponível em: https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia/hackathon-gravatai-conheca-a-curriculo-popular-equipe-vencedora. Acesso em: 15 nov. 2021.
PERONI, A. P.; CAVALARI JUNIOR, O.. Educação empreendedora: formação de cidadãos na Educação Profissional e Tecnológica. Principia (João Pessoa), v. 1, n. 47, p. 70-81, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/viewFile/3123/1164. Acesso em: 15 ago. 2023.
RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS ESTADOS. Rio Grande do Sul. Ranking de Competitividade dos Estados, 2023. Disponível em: https://rankingdecompetitividade.org.br/sul/rs/ranking-geral/nota-do-pilar?year=2023. Acesso em: 15 abr. 2023.
RDCTV. Gravataí inaugura da Casa das Startups nesta terça-feira. RDTV, 21 agosto 2023. Disponível em: https://rdctv.com.br/destaques-do-dia/gravatai-inaugura-da-casa-das-startups-nesta-terca-feira. Acesso em: 25 set. 2023.
RIO GRANDE DO SUL. Lei complementar nº 15.639, de 31 de maio de 2021. Dispõe sobre incentivos à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação no âmbito produtivo do Estado do Rio Grande do Sul, institui o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI-RS - e dá outras providências. Rio Grande do Sul, 31 maio 2021.
SICT, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mapeamento. Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: https://sict.rs.gov.br/mapeamento. Acesso em 10 set. 2023.
SICT, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O avançar da inovação no RS. Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: https://sict.rs.gov.br/upload/arquivos/202212/06132015-avancar-da-inovacao-final.pdf. Acesso em 10 set. 2023.
SICT, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Quem somos? Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2023a. Disponível em: https://sict.rs.gov.br/quem-somos. Acesso em 11 set. 2023.
SICT, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Programas. Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2023b. Disponível em: https://sict.rs.gov.br/programas. Acesso em 14 set. 2023.
SICT, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Cartilha: como elaborar uma lei de inovação no seu município. Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2023c. Disponível em: https://sict.rs.gov.br/publicacoes. Acesso em 14 set. 2023.
SMICT, Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Estrutura. Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2023. Disponível em:https://gravatai.atende.net/cidadao/pagina/estrutura-smict. Acesso em 14 set. 2023.
STOCKMANNS, J. I.. Pedagogia empreendedora. Paraná: Unicentro, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/840. Acesso em: 03 ago. 2023.
THOMASSEN, M. L. et al. Conceptualizing context in entrepreneurship education: A literature review. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 26, n. 5, p. 863-886, 2020.
GRAEVENITZ, G.; HARHOFF, D.; WEBER, R. The effects of entrepreneurship education. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 76, n. 1, p. 90-112, 2010.
WALTER, S. G.; BLOCK, J. H. Outcomes of entrepreneurship education: An institutional perspective. Journal of Business Venturing, v. 31, n. 2, p. 216-233, 2016.
WELTER, C.; MAUER, R.; WUEBKER, R. J. Bridging behavioral models and theoretical concepts: Effectuation and bricolage in the opportunity creation framework. Strategic Entrepreneurship Journal, v. 10, n. 1, p. 5-20, 2016.
YIN, R. K.. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Charlene Bitencourt Soster Luz, Louise de Quadros da Silva, Jefferson Marlon Monticelli, Paulo Fossatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.