POLÍTICAS PÚBLICAS QUE IMPULSIONAM A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA POR MEIO DA INOVAÇÃO

AÇÕES DE UMA CIDADE DO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1222

Resumo

Políticas públicas que fomentem a educação implicam na qualidade do ensino. Nesse caminho, propostas que trabalham a inovação e a educação empreendedora podem ser fonte de uma mudança significativa na educação, desenvolvendo pessoas mais preparadas para o mundo em constantes e rápidas mudanças. O presente artigo possui o objetivo de analisar as ações de políticas públicas que impulsionam a educação a partir da Lei da Inovação na cidade de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia utilizada é qualitativa com estudo de caso dessa cidade também por meio de uma pesquisa documental. A coleta de dados empíricos ocorreu mediante entrevista semi-estruturada realizada com representantes do Poder Público, além de pesquisa documental. Os resultados obtidos mostraram a relevância da articulação de diferentes instituições de forma a assegurar que a educação empreendedora seja um programa público e, consequentemente, esteja devidamente institucionalizado a fim de alavancar e perpetuar seus resultados. Concluímos que a longo prazo, a EE propiciará a formulação de soluções para problemas reais a partir das competências que estão sendo desenvolvidas, gerando um maior nível de empregabilidade e, consequentemente, aumento do poder aquisitivo da população local.

Biografias Autor

Charlene Bitencourt Soster Luz, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle- Canoas (bolsista CAPES/PROSUP), Mestra em Educação pela Universidade La Salle- Canoas, Especialização em Formação Pedagógica de Professores pelas Escolas e Faculdades QI, Especialização em Finanças Empresariais pela Universidade Luterana do Brasil e Graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil, sendo aluna laureada. Participa do grupo de pesquisa "Gestão educacional nos diferentes contextos" da Universidade La Salle. Professora de Administração, Recursos Humanos e Logística nas modalidades presencial e EAD. Ministro palestras e escrevo conteúdo sobre temas dessas áreas.

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Doutoranda (2022) com bolsa CAPES e Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas (2019) também com bolsa CAPES. Graduada em Gestão de Recursos Humanos (2015) e Pedagogia (2022) pela mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa "Gestão educacional nos diferentes contextos" da Universidade La Salle da Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas desde 2016. Atua como professora da Escola Vox2you de Canoas e é bolsita CAPES/PROSUC. Possui experiência com pesquisa, principalmente, com os seguintes temas: Educação Superior; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Educacional; Educação Empreendedora; Tecnologias na educação; e Metodologias ativas. 

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Professor assistente nível II no PPG da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É professor de pós-graduação (MBAs, Mestrado e Doutorado) de disciplinas relacionadas aos temas: Estratégia, Empreendedorismo e Negócios Internacionais. Membro do grupo de pesquisa GLOBAL (Grupo de Estudos em Estratégia, Gestão e NegóciosInternacionais da UNISINOS), Gestão Educacional nos diferentes contextos (da Universidade La Salle) e GEPEDER (Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Regional da Universidade de Cruz Alta).Pós-Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Doutor e e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Formação em MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Controladoria e Bacharelado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou período de estágio doutoral na Uppsala University, Suécia. Membro titular da Câmara Especial de Gestão e Tecnologia do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul.Foi um dos líderes do tema 09, divisão ESO, Enanpad 2019 (Instituições, Estratégia, Mudança e Desempenho), do tema 15, divisão ESO, 3Es2020 e Enanpad2020 (Estratégias de Coopetição) e do tema 07, divisão ESO, Enanpad 2021 (Cooperação e Competição nas Relações Interpessoais e Interorganizacionais), Enanpad 2022 (Relações Interorganizacionais e Interpessoais) tema 10, divisão ESO, 3Es2023 e Enanpad2023 (Relações Interorganizacionais e Interpessoais). Editor da área da Administração da revista BASE e editor temático da revista BAR. Seus temas de interesse são: Estratégia (coopetição; empresas de pequeno e médio porte); Negócios Internacionais (influência de instituições; indústrias altamente reguladas) Empreendedorismo (negócios familiares).

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Pesquisador Produtividade CNPq e Conselheiro Nacional de Educação nomeado em novembro de 2022. Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2012). Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar (1999) e em Neurociência do Desenvolvimento Humano pela Universidade La Salle (2021). Atualmente é consultor Ad Hoc do CNPq, professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle, na qual foi Vice-Reitor na gestão 2006-2009 e Reitor nas gestões de 2010-2022. É líder do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos e integrantes das redes de pesquisa: Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES); Red de Investigadores en Gobernanza Universitaria e Instituciones Educativas (RIGUED) e Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa (IESED-CHILE). Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. É parecerista de Revistas Científicas tais como: RAHIS. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), Revista Diálogo, Revista de Educação ANEC, Vivências, Revista Científica UNIC-TED. Foi presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC) de 2015-2020 e atualmente é Conselheiro Titular desta instituição. Em 2016 foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, educação superior, metodologias de ensino, educação na contemporaneidade, práticas educativas e educação de qualidade. 

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Luz, C. B. S. ., Silva, L. de Q. da ., Monticelli, J. M. ., & Fossatti, P. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS QUE IMPULSIONAM A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA POR MEIO DA INOVAÇÃO: AÇÕES DE UMA CIDADE DO SUL DO BRASIL. Vivências, 20(41), 353–370. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1222

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Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO