PERCEPÇÕES ACERCA DA SUSTENTABILIDADE NO COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1216Resumo
A preocupação com a realidade ambiental atual, reflexo da desenfreada exploração humana, levantou debates mundiais a respeito da categoria Sustentabilidade e o comportamento de consumo da população. Diante deste cenário, o presente trabalho possui como objetivo principal analisar o reflexo das percepções acerca da sustentabilidade no comportamento de consumo de estudantes de nível superior. Quanto aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como de natureza aplicada, descritiva e de abordagem quali-quanti, com uma amostragem aleatória simples composta por 153 estudantes dos cursos superiores de um campus do interior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Os dados foram coletados através de questionários semiestruturados e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Conclui-se que as percepções apresentadas pelos discentes acerca da Sustentabilidade e os reflexos em seus comportamentos de consumo relacionam-se de uma forma incongruente, visto que as crenças ambientais existentes não dialogam com as atitudes de utilização predominantes nas respostas. Logo, observou-se que percepções positivas a respeito da categoria analisada não orientam, de forma significativa, os comportamentos de consumo alinhados à Sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo / Laurence Bardin; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. -- São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 08 de mar.2022.
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é: o que não é. 4.ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2015.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 08 de mar.2022.
CORRAL, Verdugo, V. Psicologia de la sustentabilidade. Un análisis de lo que nos hace pro ecológicos y pro sociales. México: Trillas, 2010.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬FREIRE, Paulo. Conscientização – Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
FORGET SHORTER SHOWERS. Direção: Jordan Brown. Austrália: Youtube, 2015. Disponível em: https://youtu.be/eHb4CZlAfGQ. Acesso em 6 de jan.2023.
GURGEL, Fernanda Fernandes; ALMEIDA, Victor Hugo de. Responsabilidade Socioambiental. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleici A. (Orgs) Psicologia Ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. p.204-214.
GURGEL, Fernanda Fernandes; ALMEIDA, Victor Hugo de. Sustentabilidade. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleici A. (Orgs) Psicologia Ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Petrópolis, RJ: Vozes. 2018.p.217-224.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Panorama dos municípios. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/santa-ines/panorama. Acesso em: 08 de mar. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MARANHÃO, 2015. Disponível em: https://portal.ifma.edu.br/quem-somos/. Acesso em: 08 de mar. 2022.
KOTLER, Philip; KELLER, Philip. Administração de marketing. tradução Sonia Midori Yamamoto ; revisão técnica Iná Futino Barreto, Edson Crescitelli; coordenação de casos Iná Futino Barreto.– 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
MILFONT, T. L.; DUCKITT, J. The environmental attitudes inventory: a valid ad reliable measure to assess the structure of environmental attitudes. Journal of Environmental Psychology,30, 80-94, 2010.
O que é um produto sustentável. PortalSebrae, 2022. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-um-produto-sustentavel,5775438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD#:~:text=O%20produto%20sustent%C3%A1vel%20%C3%A9%20aquele,comparado%20com%20um%20produto%2Dpadr%C3%A3o. Acesso em: 07 de nov.2022.
PATO, Claudia Maria Lira; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto. Crenças e atitudes ambientais. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleici A. (Orgs) Psicologia Ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.p.36-44.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Hernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale,
SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marcos Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. Beatriz Santos Samara, Marcos Aurélio Morsch- São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SILVA, Minelle Eneas da Silva; CZYKIEL, Renata; FIGUEIRÓ, Paola Schmitt; SANTOS, Wagner Soares dos; GALVÃO, Ulysses Paiola. Um espelho, um reflexo! A educação para a Sustentabilidade como subsídio para uma tomada de decisão consciente do Administrador. Revista de Administração Mackenzie, v. 14, n. 3, São Paulo, 2013, p.154-172.
SILVA, M. E.. Consumo sustentável: a articulação de um construto sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência, v. 11, n. 2, Campo Largo-PR, 2012, p. 217-232.
Administrativa, 11(2), 217-232.SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo/ Michael R. Solomon; tradução: Beth Honorato. – 11. ed. – Porto Alegre: Bookman, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Thatiane de Sousa Fernandes, Lucas Silveira da Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.