ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DO TÉCNICO ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1358Resumo
O presente estudo, centra-se na análise do papel do Técnico Administrativo Educacional (TAE) na gestão escolar, com ênfase na gestão democrática. A pesquisa aborda a participação dos TAEs no Projeto Político Pedagógico (PPP) e em outras ações relacionadas à gestão escolar. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, foram consultados o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Lei n. 7.040/1998 e a Lei Complementar (LC) n. 50/1998. Esses documentos foram estudados para compreender o embasamento legal da condição dos TAEs no contexto educacional. A análise revelou avanços, mas também evidenciou que os TAEs ainda não são plenamente reconhecidos como profissionais da educação. A pesquisa destaca a necessidade de superar desafios culturais para que esses profissionais possam contribuir efetivamente para a gestão escolar, usufruindo dos direitos e benefícios decorrentes dessa participação. A expectativa é que, a médio prazo, ocorram mudanças na percepção estabelecida sobre os TAEs, justificando, assim, a escolha do tema como objeto de pesquisa.
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