UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS SOBRE O ENFOQUE EDUCACIONAL CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: POR ONDE TEMOS CAMINHADO?
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.285Resumo
No presente estudo analisamos como o enfoque educacional Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) vem sendo discutido nas pesquisas desenvolvidas no contexto da formação inicial de professores da área de ciências da natureza. O estudo é do tipo bibliográfico, realizado a partir de um levantamento em nove periódicos brasileiros da área. Em linhas gerais, os resultados sinalizam que as investigações foram desenvolvidas em disciplinas de cunho “pedagógico”, com ênfases similares de pesquisas sobre o levantamento de concepções dos licenciandos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade e pesquisas discutindo concepções, possibilidades e limites deste enfoque, a partir de situações envolvendo estágio/ensino. Dentre os obstáculos as pesquisas têm destacado a forma pela qual os cursos de formação inicial estão estruturados. No que se refere às tendências teóricas adotadas acerca do papel do professor e/ou perfil docente que se pretende formar, os resultados indicaram que em parcela significativa dos artigos analisados não é possível identificar referenciais teóricos sobre formação docente, ou tais referenciais comparecem em forma de menções breves sem maiores aprofundamentos. Ressalta-se finalmente que a área carece de aprofundamentos teóricos a respeito das necessidades formativas para subsidiar a reestruturação dos currículos, como também, maiores discussões a respeito das concepções dos futuros professores sobre a função social da escola, currículo, ensinar Ciências e o papel desempenhado pelo professor nesse contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.