INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.508

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as compreensões de licenciandos sobre o ensino e as metodologias do ensino em um processo mediado pela Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental, sendo que as análises advêm de escritas narrativas produzidas em diários de formação por 14 licenciandos matriculados na Prática enquanto Componente Curricular III (PeCC III) de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A análise da pesquisa foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelos processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram categorias diferentes, e, com essas ciclos reflexivos que originaram duas espirais reflexivas: A) As concepções de ensino de Ciências no processo de IFAC da PeCC III; B) As metodologias e o ensino de Ciências: concepções e reflexões. A partir dessas espirais, percebemos como o processo de IFAC busca potencializar a formação inicial de professores, uma vez traz elementos como as escritas narrativas, os diálogos formativos e demais reflexões que ocorreram durante a PeCC III, permitindo a construção de concepções e compreensões que acabam desenvolvendo uma postura crítica e propõe reflexões sobre a prática docente.

Biografia do Autor

Larissa Lunardi, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa. Estudante da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza, IFFar - Campus Santa Rosa.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha, Santa Rosa, RS, Brasil

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Licenciada em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM. Professora de
Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Lunardi, L., & Emmel, R. (2021). INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO. Vivências, 17(33), 139–154. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.508

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO