ENSINO DE HISTOLOGIA E ANATOMIA DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS COM ALUNAS DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vanessa Lago Morin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, Brasil. Mestre em Ciências da Saúde. E-mail: nessamorin@yahoo.com http://orcid.org/0000-0001-7229-7825
  • Everton Lüdke Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, Brasil. Professor Titular.E-mail: eludke@hotmail.com http://orcid.org/0000-0002-3863-6069

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.52

Resumo

O Ensino de Ciências surge como grande aliado para auxiliar o cidadão no exercício da cidadania e na compreensão do mundo em que vive, uma vez que oportuniza a vivência de diversas áreas do conhecimento, capaz de proporcionar ao aluno consciência da sua realidade e da sua capacidade de transformar. No entanto, infelizmente tal ensino nas escolas ainda é um grande desafio a ser enfrentado, pois a teoria e a prática se desvinculam, tornando os conteúdos que deveriam ser práticos, em pura teoria. Este estudo é um relato de experiência sobre uso de metodologias ativas no ensino de conteúdos relativos a anatomia e histologia do trato reprodutor feminino para alunas do Ensino Médio. Foram realizados dois encontros: um sobre anatomia do sistema reprodutor feminino com o auxílio de molde anatômico em gesso, para pintar e nomear, figuras para colorir e nomear e imagens apresentadas em Data Show; e o segundo sobre histologia do aparelho reprodutor feminino no qual lançou-se mão do uso de lâminas de cortes histológicos de útero, ovário, mama, hipófise e testículo de pequenos mamíferos, visualizadas através de microscopia eletrônica e posteriormente desenhada pelas alunas. Observou-se, através dos recortes de fala das educandas, um aprendizado significativo e o estabelecimento de relações diretas e práticas entre os conteúdos, facilitando o aprendizado dos conteúdos e aplicação dos mesmos em situações práticas de vida diárias e de autocuidado.

 

Biografia do Autor

Vanessa Lago Morin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, Brasil. Mestre em Ciências da Saúde. E-mail: nessamorin@yahoo.com

Fisioterapeuta, Especialista em Materno Infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional da UFSM, Mestre em Ciências da Saúde, pela UFSM e doutoranda do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM. Com Experiência profissional docente em cursos de graduação em Fisioterapia na Universidade Franciscana, como professor titular e na Universidade Federal de Santa Maria, como professor substituto. Assim como, atuação como professora preceptora de campo e núcleo (fisioterapia) do Programa de Residência Multiprofissional da UFSM.

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, Brasil. Professor Titular.E-mail: eludke@hotmail.com

Licenciado em Física pela UFSM (1984-1987), Mestre em Fìsica pela UFRGS (1988-1990), PhD pela University of Manchester, Reino Unido (1990-1994). Professor Titular, Departamento de Fìsica, Universidade Federal de Santa Maira, CCNE (1996-presente).  

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Morin, V. L., & Lüdke, E. (2019). ENSINO DE HISTOLOGIA E ANATOMIA DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS COM ALUNAS DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Vivências, 16(30), 15–29. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.52

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO