PROJETO BATE CORAÇÃO E AS AVENTURAS DE GABI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PROMOVIDO POR ACADÊMICOS DE FARMÁCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.533Resumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença que cresce a cada ano, e estima-se que 600 milhões de indivíduos apresentem esta patologia. Há indícios de que a progressão desta síndrome seja consequência dos comportamentos e hábitos na infância e adolescência. Deste modo, a ênfase na realização de ações educativas é de vital importância para que a população comece a perceber a necessidade da prevenção e da adoção de um estilo de vida saudável, com o intuito de evitar a HAS e suas complicações na idade adulta. Este trabalho teve o objetivo de ressaltar a adoção de hábitos de vida saudáveis entre a população em idade escolar, visando a prevenção da HAS através do emprego de diferentes metodologias. Sendo assim, ora apresenta-se um relato de uma ação promovida por um grupo interprofissional, com alunos e professores das áreas da saúde e do ensino em ciências, realizado em parceria com o programa PIBID Biologia. A ação de educação em saúde apresentada foi desenvolvida no contexto de um trabalho interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares do quinto semestre do Curso de Farmácia. Dessa forma, apresenta o relato de atividade de educação interdisciplinar e interprofissional, possibilitando ao acadêmico o aprender fazendo, com uma equipe formada por professores de diferentes áreas do conhecimento.
Referências
BARROS, E. R.; LIMA, R. M. L. Prevalência e Características do Tabagismo entre Universitários de Instituições Públicas e Privadas da Cidade de Campos dos Goytacazes. Revista Vértice, v. 13, n. 3, p. 93-116, 2011. DOI:10.5935/1809-2667.20110027
BATISTA, N.A. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Praticas. Caderno FNEPAS, v. 2, n.1, p.25-28, 2012. Disponível em: http://fnepas.org.br/artigos_caderno/v2/educacao_interprofissional.pdf. Acesso em: 20 mai. 2020.
BOHN, R.; GHELLAR, C.; OLIVEIRA, T.B.; KRATZ, C.P. Teatro como ferramenta de educação em saúde com foco no diabetes mellitus em escolas do município de Santo Ângelo, RS. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v.5, n.2, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315655568_TEATRO_COMO_FERRAMENTA_DE_EDUCACAO_EM_SAUDE_COM_FOCO_NO_DIABETES_MELLITUS_EM_ESCOLAS_DO_MUNICIPIO_DE_SANTO_ANGELO_RS_THEATRE_AS_A_TOOL_FOR_HEALTH_EDUCATION_WITH_FOCUS_ON_DIABETES_MELLITUS_AT_DISTRICT_. Acesso em: 26 mai. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência Farmacêutica no SUS. Brasília, DF: CONASS, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: Saúde na escola. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. VIGITEL Brasil 2016: vigilância de fatores de risco e
BRASIL. Ministério da Saúde. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF: 2006.
BRASIL. Organização Pan America de Saúde /Organização Mundial da Saúde. Doenças Cardiovasculares. [Internet]. 2016. Disponível em: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doena
CECCHETTO, F.H.; PENA, D.P.; PELLANDA, L.C. Intervenções Lúdicas Aumentam o Conhecimento sobre Hábitos Saudáveis e Fatores de Risco Cardiovasculares em Crianças: Estudo Clínico Randomizado CARDIOKIDS. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, v. 109, n.3, p.192-199, 2017. DOI: https://doi.org/10.5935/abc.20170107
COELHO, L.G.; CÂNDIDO, A.P.; MACHADO, G.L.; FREITAS, S.N. Association between nutritional status, food habits and physical activity level in schoolchildren. Jornal de Pediatria, v. 88, n. 5, p. 406-12, 2012. DOI: 10.2223/JPED.2211
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para ação. Brasília, DF: Conselho Federal de Farmácia, 2015. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/livro.pdf. Acesso em: 23 mai. 2017.
GASPAROTTO, G. S.; GASPAROTTO, L. P. R..; SALLES, M. R.; CAMPOS, W.C. Fatores de risco cardiovascular em universitários: comparação entre sexos, períodos de graduação e áreas de estudo. Revista de Medicina de Ribeirão Preto, v. 46, n. 2, p. 154-63, 2013. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v46i2p154-163
GBD. Causes of Death Collaborators. Global, regional, and national age-sex specific mortality for 264 causes of death, 1980- 2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study. Lancet. v. 39, p. 1151-210, 2017.
GOMES, B.M. R.; ALVES, J. G.B. Prevalência de hipertensão arterial e fatores associados em estudantes de Ensino Médio de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Caderno de Saúde Pública, v. 25, n. 2, p. 375-381, 2009. DOI: 10.1590/S0102-311X2009000200016
JAMES J.A.; ROVERS J.P. Wellness and health promotion. In: Rovers JP, et al. A practical guide to pharmaceutical care. American Pharmaceutical Association, Washington, p.183-200, 2003. DOI: 10.1345/aph.1k223
LABRADA, L.Y. Plano de intervenção para alcançar a adesão adequada ao tratamento de pacientes com hipertensão arterial na unidade de saúde da família São Pedro de Avaí - Minas Gerais. Universidade Federal De Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31715/1/TCC%20WAMILET%20FINAL%20POS%20BANCA%20%286%29.pdf . Acesso em: 27 mai. 2021.
MAGALHÃES, M.E.C.; BRANDÃO, A.A.; POZZAN, R.; BRANDÃO, A.P. Hipertensão arterial em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Hipertensão, v.9, n. 3, p. 245-255, 2002. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/9-3/hipertensaocriancas.pdf. Acesso em: 13 mar.2018.
MENEZES, A. G. M. P.; GOBBI, D. Educação em saúde e Programa de Saúde da Família: atuação da enfermagem na prevenção de complicações em pacientes hipertensos. O Mundo da Saúde, v. 34, n.1, p. 97-102, 2010. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/74/13_revisao_Educacao.pdf. Acesso em: 10 abr. 2017.
MOHAN, M.D.S.; NORM, R.C.; CAMPBELL, M.D.; WILLIS, K. Effective population-wide public health interventions to promote sodium reduction. Canadian Medical Association or its licensors, v. 181, n.9, p. 605–609, 2009. DOI: 10.1503/cmaj.090361
MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Bauru: Ciência Educacional, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300007
National High Blood Pressure Education Program (NHBPEP) Working Group on High Blood Pressure in Children and Adolescents. The Fourth Report on the Diagnosis, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure in Children and Adolescents. Pediatrics, v. 114, p. 555-76, 2004. Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/files/docs/resources/heart/hbp_ped.pdf. Acesso em: 10 jun. 2017.
PEREIRA, F.E.F.; TEIXEIRA, F.C.; RAUSCH, A. P. S.B.; RIBEIRO, B. G. Prevalência de hipertensão arterial em escolares brasileiros: uma revisão sistemática. Rio de Janeiro: Nutricion clinica y dietética hospitalaria, v. 36, n. 1, p. 85-93, 2016. DOI: 10.12873/361pereira
proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016.
REILLY, J.J.; KELLY J. Long-term impact of overweight and obesity in childhood and adolescence on morbidity and premature mortality in adulthood: systematic review. Internacional Journal of Obesity, v. 35, n.7, p. 891-8, 2011. DOI: 10.1038/ijo.2010.222
RIBEIRO, A.G.; COTTA, R.M.M.; RIBEIRO, S.M.R. A Promoção da Saúde e a Prevenção Integrada dos Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, n.1, p. 7-17, 2012. DOI: 10.1590/S1413-81232012000100002
SALGADO, C.M.; CARVALHAES, J.A.T. Hipertensão arterial na infância. Jornal de Pediatria, v. 79, supl. 1, p. S115-S124, 2003. DOI: 10.1590/S0021-75572003000700013
scardiovasculares&catid=845:noticias&Itemid=839. Acesso em: 23 mai. 2017.
SILVA, L.D.C.; MENDES, F.P.B.; RABELO, P.P.C.; DIAS, R.S. Intervenções de Saúde Para o Controle os Fatores de Risco Cardiovascular Entre Universitários. Rede de Cuidado em Saúde, v.10, n.1, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/3337/2186. Acesso em: 23 fev. 2020.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA (SBC). Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial-2020. Arquivo Brasileiro de Cardiologia: v. 116, n. 3, 2021. Disponível em: http://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-116-03-0516/0066-782X-abc-116-03-0516.x14831.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.
VIEIRA, F.S. Ministério da Saúde. Possibilidades de contribuição do farmacêutico para a promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva, v. 12, n. 1, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.