PROJETO BATE CORAÇÃO E AS AVENTURAS DE GABI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PROMOVIDO POR ACADÊMICOS DE FARMÁCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.533

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença que cresce a cada ano, e estima-se que 600 milhões de indivíduos apresentem esta patologia. Há indícios de que a progressão desta síndrome seja consequência dos comportamentos e hábitos na infância e adolescência.  Deste modo, a ênfase na realização de ações educativas é de vital importância para que a população comece a perceber a necessidade da prevenção e da adoção de um estilo de vida saudável, com o intuito de evitar a HAS e suas complicações na idade adulta. Este trabalho teve o objetivo de ressaltar a adoção de hábitos de vida saudáveis entre a população em idade escolar, visando a prevenção da HAS através do emprego de diferentes metodologias. Sendo assim, ora apresenta-se um relato de uma ação promovida por um grupo interprofissional, com alunos e professores das áreas da saúde e do ensino em ciências, realizado em parceria com o programa PIBID Biologia. A ação de educação em saúde apresentada foi desenvolvida no contexto de um trabalho interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares do quinto semestre do Curso de Farmácia. Dessa forma, apresenta o relato de atividade de educação interdisciplinar e interprofissional, possibilitando ao acadêmico o aprender fazendo, com uma equipe formada por professores de diferentes áreas do conhecimento.

Biografias Autor

Cristiane de Pellegrin Kratz, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Docente do Departamento de Ciências da Saúde da URI/Campus de Santo Ângelo, RS. Mestre pelo Programa de Ciências Farmacêuticas da UFRGS.

Farmacêutica (1998) e Farmacêutica Industrial (1999) pela UFSM, Especialista em Manipulação Alopática e Manipulação Homeopática (2003) pelo TECNIFAR/PUC-PR, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2002), é docente do Departamento de Ciências da Saúde na URI/Campus de Santo Ângelo, no Curso de Farmácia. Tem experiência na área de cosméticos e medicamentos, atua também na educação em saúde especialmente através de estágios e pesquisas. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas (GPCFAR).

Briseidy Marchesan Soares, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Docente do Departamento de Ciências Biológicas da URI - Campus Santo Ângelo. Mestre pelo Programa de Biociências  da Pontificia Universidade Catolica/RS.

Graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Cruz Alta (1986), graduação em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em BIOCIÊNCIAS pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RS (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo. Tem experiência na área de Biologia Celular, Embriologia, Zoologia, Parasitologia e Prática de Ensino de Ciências e Biologia.

Andressa Dias da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Farmacêutica responsável técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Santo Ângelo/RS; Farmacêutica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)/Campus de Santo Ângelo

 Graduada em Farmácia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2020), atualmente é farmacêutica responsável técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Santo Ângelo/RS e da Cooperativa de Consumo das Missões (COOPEMISSÕES), afiliada do grupo UNIMED.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Pellegrin Kratz, C. de, Marchesan Soares, B., & Dias da Silva, A. (2021). PROJETO BATE CORAÇÃO E AS AVENTURAS DE GABI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PROMOVIDO POR ACADÊMICOS DE FARMÁCIA. Vivências, 17(34), 213–226. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.533

Edição

Secção

Dossiê: Vivências de Curricularização da Extensão Universitária