EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PESQUISAS EM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.626

Resumo

Este trabalho apresenta o levantamento de estudos que articulam a inclusão de alunos com deficiência na educação profissional e tecnológica, analisando as pesquisas que abordam a deficiência visual, no período que corresponde aos últimos dez anos. A proposta foi realizada através de uma abordagem qualitativa, na qual utilizamos as bases Scielo, Banco Digital de Teses e Dissertações, Google Acadêmico e Portal Capes para pesquisar os descritores relacionados ao nosso campo de estudo e, desta forma, conseguirmos os dados pretendidos. As reflexões aqui realizadas foram elaboradas sob a concepção de formação integral dos sujeitos, conceito de omnilateralidade e educação como prática emancipatória. Os resultados revelam a relação da Educação Inclusiva e a Educação Profissional Tecnológica segundo a concepção de orientação inclusiva que entende a escola como local de participação de todos e a ideia de que a educação deve proporcionar uma formação para a vida e não somente para o trabalho. Palavras-chave: Inclusão Educacional. Educação Profissional. Formação Tecnológica. Deficiências da visão.

Biografias Autor

Priscilla Ramos Figueiredo Cunha, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, RJ, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica vinculado ao Instituto Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com especialização em Psicopedagogia, Administração, Orientação e Supervisão Educacional. Atualmente é Professora e Supervisora Educacional da Prefeitura Municipal de Itaboraí.

Marta Ferreira Abdala Mendes, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, RJ, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). A atualmente é coordenadora e professora do Curso de Especialização em Educação e Divulgação Científica do IFRJ/campus Mesquita e coordenadora de Pesquisa do campus Mesquita, professora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFRJ/campus Mesquita e professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ/campus Mesquita. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática de 2011 a 2014 e professora das Licenciaturas em Física e em Matemática de 2008 a 2014 do IFRJ/campus Volta Redonda. Tem experiência na área de Educação Científica, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, ensino de ciências, história e filosofia da ciência, divulgação científica.

Referências

CUNHA, P.R.F.; MENDES, M.F.A. Educação Profissional e Tecnológica e Educação Inclusiva: Um levantamento sobre as pesquisas em deficiência visual. 2021.

Publicado

2022-04-21

Como Citar

Ramos Figueiredo Cunha, P., & Ferreira Abdala Mendes, M. (2022). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PESQUISAS EM DEFICIÊNCIA VISUAL. Vivências, 18(36), 87–98. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.626

Edição

Secção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica