EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PESQUISAS EM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.626Resumo
Este trabalho apresenta o levantamento de estudos que articulam a inclusão de alunos com deficiência na educação profissional e tecnológica, analisando as pesquisas que abordam a deficiência visual, no período que corresponde aos últimos dez anos. A proposta foi realizada através de uma abordagem qualitativa, na qual utilizamos as bases Scielo, Banco Digital de Teses e Dissertações, Google Acadêmico e Portal Capes para pesquisar os descritores relacionados ao nosso campo de estudo e, desta forma, conseguirmos os dados pretendidos. As reflexões aqui realizadas foram elaboradas sob a concepção de formação integral dos sujeitos, conceito de omnilateralidade e educação como prática emancipatória. Os resultados revelam a relação da Educação Inclusiva e a Educação Profissional Tecnológica segundo a concepção de orientação inclusiva que entende a escola como local de participação de todos e a ideia de que a educação deve proporcionar uma formação para a vida e não somente para o trabalho. Palavras-chave: Inclusão Educacional. Educação Profissional. Formação Tecnológica. Deficiências da visão.
Referências
CUNHA, P.R.F.; MENDES, M.F.A. Educação Profissional e Tecnológica e Educação Inclusiva: Um levantamento sobre as pesquisas em deficiência visual. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.