AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR: MÉTODO AQPC ESCOLA

Autores

  • Mariana Balestrin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente. E-mail: mari_dalmolin@hotmail.com http://orcid.org/0000-0002-6038-3854
  • Cariza Teixeira Bohrer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões, RS, Brasil. Doutora em Administração. E-mail: carizatb@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-5171-1801
  • Rosane Maria Kirchner Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Palmeira das Missões, RS, Brasil. Doutora em Engenharia Elétrica. E-mail: rosanekirchner@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-1764-1739

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.63

Resumo

Objetivo - Avaliar a qualidade da alimentação escolar em uma escola de ensino fundamental do município de Caiçara/Rio Grande do Sul, do ponto de vista nutricional e sensorial e sugerir adequações para melhorar a qualidade das preparações oferecidas nesse espaço. Métodos - A metodologia utilizada baseia-se no método Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio Escolar. Resultados - A avaliação dos cardápios apontou alta frequência na oferta de alimentos classificados na categoria Controlados e baixa oferta de alimentos da categoria Recomendados. A partir disso, sugere-se que os cardápios analisados sejam elaborados de forma a ofertar frequentemente os alimentos recomendados, como frutas, vegetais, alimentos integrais, leguminosas, carnes e ovos. Conclusão – Há necessidade de mais pesquisas que avaliem os aspectos qualitativos dos cardápios escolares, pois, embora se reconheça a importância da quantidade de macro e micronutrientes em um cardápio, esta adequação não revela que a alimentação ofertada é atrativa aos olhos dos escolares.

Palavras-chave: Alimentação Escolar. Planejamento de cardápio. Crianças. Adolescentes.

Biografia Autor

Mariana Balestrin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente. E-mail: mari_dalmolin@hotmail.com

Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/Palmeira das Missões (2013). Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Frederico Westphalen (2016). Especialista em Gestão e Organização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/Palmeira das Missões (2015). Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Foi Professora Substituta do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (Campus - Palmeira das Missões). Atualmente é Nutricionista Responsável Técnica pela Alimentação Escolar do Município de Caiçara/RS. 

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Balestrin, M., Bohrer, C. T., & Kirchner, R. M. (2019). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR: MÉTODO AQPC ESCOLA. Vivências, 15(29), 101–114. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.63

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO