O PROGRAMA DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES ATUANTES NAS COMISSÕES DO PROGRAMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.697

Resumo

Esta pesquisa tem como tema principal o Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), que faz parte da política de assistência estudantil desta instituição. O objetivo principal é analisar as dificuldades e os desafios enfrentados pelo programa, a partir da percepção de servidores que atuam nas comissões do PAE. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário online aplicado com servidores das comissões do PAE dos 15 campi do IFC. Como resultado, observou-se que as dificuldades apontadas pelos servidores dizem respeito sobretudo à escassez de recursos orçamentários, interpretação do edital pelos estudantes, comprometimento dos servidores e incompreensões sobre o programa e o trabalho das comissões. Apesar das dificuldades que se apresentaram, observa-se que o engajamento dos servidores, bem como a promoção da sua capacitação é essencial no desenvolvimento do PAE e no processo de recontextualização da política de assistência estudantil no IFC.

Biografia do Autor

Daniela Thomas Rauber, Instituto Federal Catarinense - IFC; Blumenau/SC Brasil

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2015) e MBA em Gestão Pública, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2018). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal Catarinense/IFC - Reitoria e mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)/IFC Campus Blumenau. Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0484725896597394.

Viviane Grimm, Instituto Federal Catarinense - IFC; Blumenau/SC Brasil

Doutora em Educação pela UDESC. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia, ambos pela FURB. Professora efetiva no IFC - Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau, atuando no curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Pesquisadora do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina e do grupo de pesquisa Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Foi professora efetiva no IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Jaraguá de Sul, atuando em disciplinas da área de formação pedagógica do curso de Licenciatura em Física entre set.2010 e jun.2021, bem como, foi Coordenadora Institucional do PIBID IFSC entre jun.2018 e jun.2021. Tem desenvolvido pesquisa em educação e ensino com ênfase nos seguintes temas: discursos pedagógicos, políticas educacionais, tecnologias educativas, currículo e educação profissional e tecnológica. Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2558624064834423.

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Thomas Rauber, D., & Grimm, V. (2022). O PROGRAMA DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES ATUANTES NAS COMISSÕES DO PROGRAMA. Vivências, 18(36), 71–86. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.697

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica