O PROGRAMA DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES ATUANTES NAS COMISSÕES DO PROGRAMA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.697Resumo
Esta pesquisa tem como tema principal o Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), que faz parte da política de assistência estudantil desta instituição. O objetivo principal é analisar as dificuldades e os desafios enfrentados pelo programa, a partir da percepção de servidores que atuam nas comissões do PAE. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário online aplicado com servidores das comissões do PAE dos 15 campi do IFC. Como resultado, observou-se que as dificuldades apontadas pelos servidores dizem respeito sobretudo à escassez de recursos orçamentários, interpretação do edital pelos estudantes, comprometimento dos servidores e incompreensões sobre o programa e o trabalho das comissões. Apesar das dificuldades que se apresentaram, observa-se que o engajamento dos servidores, bem como a promoção da sua capacitação é essencial no desenvolvimento do PAE e no processo de recontextualização da política de assistência estudantil no IFC.
Referências
ALBUQUERQUE, Larissa Cavalcanti de. Assistência estudantil como política de permanência na UFPB. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and poststructural approach. Buckingham: Open University Press, 1997.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 217-227.
BRASIL. Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 27 jan. 2021.
BRUM, Mariluce Barcellos. Políticas públicas no âmbito do IFFar: o ensino técnico integrado ao ensino médio a partir do discurso dos egressos. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Farroupilha, Jaguari, RS: [s.n.]. 2019.
CAVALHEIRO, Josiela Silveira. O Programa Nacional de Assistência Estudantil nos Institutos Federais gaúchos e o trabalho do assistente social: alcances, perspectivas e desafios 256 f. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade Católica de Pelotas, 2013.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Edital n. 04/2020 - Programa de Auxílios Estudantis - PAE. Blumenau, 2020. p. 1-11. Disponível em: https://estudante.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/31/2020/02/Edital-n%c2%ba-04.2020- Retificado-em-04.08.2020.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Pesquisa Institucional – Censo Interno - Data de referência: 30/09/2019. Blumenau, SC, 2019a. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/08/Censo-Interno-Setembro-2019-2.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Portaria Normativa nº 3, de 19 de fevereiro de 2019. Regulamenta a instituição da Comissão do Programa de Auxílios Estudantis – PAE nos campi. Blumenau, SC, 2019b. Disponível em: https://estudante.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/31/2019/02/Portaria-Normativa-n-3.2019-e-seu-anexo.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Relatório de Gestão Exercício 2019. Blumenau, SC, 2019c. Disponível em: https://consuper.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/14/2020/01/RELAT%c3%93RIO-DE-GEST%c3%83O-DO-IFC-2019.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 705– 720, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
NASCIMENTO, Clara Martins do. Estado Autocrático Burguês e Política Educacional no Brasil: contribuições ao debate sobre a assistência estudantil nas IFES. Revista SER Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 8-27, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12823.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.
PACHECO, Eliezer Moreira. Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wpcontent/uploads/2016/05/Hist%c3%b3ria-e-pol%c3%adtica-daeduca%c3%a7%c3%a3oprofissional.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
SCHENKEL, Cladecir Alberto. Educação Profissional no Brasil In: SCHENKEL, Cladecir Alberto. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. 348 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13630. Acesso em: 24 fev. 2021.
SOUZA, Jacqueline Domiense Almeida de. NA TRAVESSIA: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. As interfaces das políticas de assistência social e educação. 190 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SOUZA, Lenara Guimarães de. Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública. In: LORDÊLO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. (Orgs.). Avaliação Educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 17-30.
TAUFICK, Ana Luiza de Oliveira Lima. A avaliação da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais para o PROEJA. Juiz de Fora, 2013. 127f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
XAVIER, Eloisa Diehl Bigaran; SANTOS, Jociane Marthendal Oliveira; MATHIAS, Mercia Santana. O papel da memória da sociedade na construção de políticas públicas educacionais. In.: LIMA, Paulo Gomes. (org.). Estado e políticas educacionais: leituras e discussões. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 17-25, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/3. Acesso em: 24 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.