O PROGRAMA DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES ATUANTES NAS COMISSÕES DO PROGRAMA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.697Abstract
Esta pesquisa tem como tema principal o Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), que faz parte da política de assistência estudantil desta instituição. O objetivo principal é analisar as dificuldades e os desafios enfrentados pelo programa, a partir da percepção de servidores que atuam nas comissões do PAE. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário online aplicado com servidores das comissões do PAE dos 15 campi do IFC. Como resultado, observou-se que as dificuldades apontadas pelos servidores dizem respeito sobretudo à escassez de recursos orçamentários, interpretação do edital pelos estudantes, comprometimento dos servidores e incompreensões sobre o programa e o trabalho das comissões. Apesar das dificuldades que se apresentaram, observa-se que o engajamento dos servidores, bem como a promoção da sua capacitação é essencial no desenvolvimento do PAE e no processo de recontextualização da política de assistência estudantil no IFC.
Riferimenti bibliografici
ALBUQUERQUE, Larissa Cavalcanti de. Assistência estudantil como política de permanência na UFPB. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and poststructural approach. Buckingham: Open University Press, 1997.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 217-227.
BRASIL. Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 27 jan. 2021.
BRUM, Mariluce Barcellos. Políticas públicas no âmbito do IFFar: o ensino técnico integrado ao ensino médio a partir do discurso dos egressos. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Farroupilha, Jaguari, RS: [s.n.]. 2019.
CAVALHEIRO, Josiela Silveira. O Programa Nacional de Assistência Estudantil nos Institutos Federais gaúchos e o trabalho do assistente social: alcances, perspectivas e desafios 256 f. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Política Social, Universidade Católica de Pelotas, 2013.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Edital n. 04/2020 - Programa de Auxílios Estudantis - PAE. Blumenau, 2020. p. 1-11. Disponível em: https://estudante.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/31/2020/02/Edital-n%c2%ba-04.2020- Retificado-em-04.08.2020.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Pesquisa Institucional – Censo Interno - Data de referência: 30/09/2019. Blumenau, SC, 2019a. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/08/Censo-Interno-Setembro-2019-2.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Portaria Normativa nº 3, de 19 de fevereiro de 2019. Regulamenta a instituição da Comissão do Programa de Auxílios Estudantis – PAE nos campi. Blumenau, SC, 2019b. Disponível em: https://estudante.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/31/2019/02/Portaria-Normativa-n-3.2019-e-seu-anexo.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Relatório de Gestão Exercício 2019. Blumenau, SC, 2019c. Disponível em: https://consuper.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/14/2020/01/RELAT%c3%93RIO-DE-GEST%c3%83O-DO-IFC-2019.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 705– 720, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n3/10.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
NASCIMENTO, Clara Martins do. Estado Autocrático Burguês e Política Educacional no Brasil: contribuições ao debate sobre a assistência estudantil nas IFES. Revista SER Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 8-27, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12823.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.
PACHECO, Eliezer Moreira. Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wpcontent/uploads/2016/05/Hist%c3%b3ria-e-pol%c3%adtica-daeduca%c3%a7%c3%a3oprofissional.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
SCHENKEL, Cladecir Alberto. Educação Profissional no Brasil In: SCHENKEL, Cladecir Alberto. Gestão ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. 348 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13630. Acesso em: 24 fev. 2021.
SOUZA, Jacqueline Domiense Almeida de. NA TRAVESSIA: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. As interfaces das políticas de assistência social e educação. 190 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SOUZA, Lenara Guimarães de. Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca da avaliação pública. In: LORDÊLO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. (Orgs.). Avaliação Educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 17-30.
TAUFICK, Ana Luiza de Oliveira Lima. A avaliação da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais para o PROEJA. Juiz de Fora, 2013. 127f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
XAVIER, Eloisa Diehl Bigaran; SANTOS, Jociane Marthendal Oliveira; MATHIAS, Mercia Santana. O papel da memória da sociedade na construção de políticas públicas educacionais. In.: LIMA, Paulo Gomes. (org.). Estado e políticas educacionais: leituras e discussões. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 17-25, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/3. Acesso em: 24 fev. 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.