PANORAMA HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL

Autores

  • Maria Soares Cunha nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Teixeira de Freitas-BA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9525-9183
  • Álamo Pimentel Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, Eunápolis-BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.702

Resumo

Em comemoração aos 112 anos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, em setembro de 2021, elaboramos este panorama histórico sobre a EPT, com destaque aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir desta pesquisa bibliográfica e documental, descrevemos a história e a memória da EPT, pois esboçar o contexto social, político e econômico de determinado fenômeno colabora significativamente para a sua apreensão, permitindo a indagação do passado, a compreensão do presente e o reconhecimento dos desafios e oportunidades do futuro. Compreendendo que a educação de qualidade no país sempre foi elitista, podemos observar que a história da EPT é marcada por características assistencialistas, mercadológicas e neoliberais. Nesse contexto, percebemos a relevância da educação como um instrumento que possibilita o pleno desenvolvimento do cidadão para a atuação e transformação de sua realidade. Os Institutos Federais apresentam um novo padrão de instituição, com ampliação das vagas, investimentos no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, qualificação dos profissionais e interiorização da educação, no entanto, ainda carregam características neoliberais e, principalmente, sofrem com um futuro incerto devido às constantes decisões governamentais, caracterizadas, sobretudo, pelas reduções orçamentárias que vem enfrentando desde 2016.

Biografia do Autor

Maria Soares Cunha, nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Teixeira de Freitas-BA, Brasil

Doutoranda em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Sosígenes Costa em Porto Seguro-BA. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré. Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Teixeira de Freitas-BA - BR-101, Km 882, s/n, Zona Rural, Teixeira de Freitas-BA, Brasil, CEP: 45985-970. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9525-9183. CV: http://lattes.cnpq.br/7458976535810129

Álamo Pimentel, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, Eunápolis-BA, Brasil

Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado II da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Sosígenes Costa em Porto Seguro-BA - Rodovia Porto Seguro – Eunápolis-BA, Brasil – BR-367 – Km 10 – CEP 45810-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6993-4483. CV: http://lattes.cnpq.br/5299277618123064

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Soares Cunha, M., & Pimentel, Álamo. (2022). PANORAMA HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL. Vivências, 18(36), 25–45. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.702

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica