PANORAMA HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.702Abstract
Em comemoração aos 112 anos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, em setembro de 2021, elaboramos este panorama histórico sobre a EPT, com destaque aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir desta pesquisa bibliográfica e documental, descrevemos a história e a memória da EPT, pois esboçar o contexto social, político e econômico de determinado fenômeno colabora significativamente para a sua apreensão, permitindo a indagação do passado, a compreensão do presente e o reconhecimento dos desafios e oportunidades do futuro. Compreendendo que a educação de qualidade no país sempre foi elitista, podemos observar que a história da EPT é marcada por características assistencialistas, mercadológicas e neoliberais. Nesse contexto, percebemos a relevância da educação como um instrumento que possibilita o pleno desenvolvimento do cidadão para a atuação e transformação de sua realidade. Os Institutos Federais apresentam um novo padrão de instituição, com ampliação das vagas, investimentos no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, qualificação dos profissionais e interiorização da educação, no entanto, ainda carregam características neoliberais e, principalmente, sofrem com um futuro incerto devido às constantes decisões governamentais, caracterizadas, sobretudo, pelas reduções orçamentárias que vem enfrentando desde 2016.
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