EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.715Resumo
O desenvolvimento do currículo tem suas particularidades formativas, que merecem estudo e análise. As aproximações de duas abordagens de pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em Educação nas Ciências de uma universidade do Rio Grande do Sul suscitaram o seguinte problema: quais elementos no desenvolvimento da Educação em Saúde (ES) e enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), na formação acadêmico-profissional, se evidenciam nos currículos da graduação? Para tanto, houve a seleção e organização de narrativas, que expressam entendimentos de ES e CTSA, nos dados empíricos, obtidos de graduandos de duas instituições de Ensino Superior e de professores da Educação Básica. A análise foi realizada em relação à organização didático-pedagógica dos currículos da formação profissional e tecnológica, quanto à relação entre ES e CTSA. As referidas abordagens ES e CTSA promovem o entendimento de currículo integrado e da formação acadêmico-profissional de cidadãos autônomos e ativos na sociedade. Com as narrativas, as pesquisadoras realçaram as inter relações entre saúde, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, quanto às relações ambientais críticas, numa perspectiva emancipatória.
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