EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autori

  • Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Raquel Weyh Dattein Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.715

Abstract

O desenvolvimento do currículo tem suas particularidades formativas, que merecem estudo e análise. As aproximações de duas abordagens de pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em Educação nas Ciências de uma universidade do Rio Grande do Sul suscitaram o seguinte problema: quais elementos no desenvolvimento da Educação em Saúde (ES) e enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), na formação acadêmico-profissional, se evidenciam nos currículos da graduação? Para tanto, houve a seleção e organização de narrativas, que expressam entendimentos de ES e CTSA, nos dados empíricos, obtidos de graduandos de duas instituições de Ensino Superior e de professores da Educação Básica. A análise foi realizada em relação à organização didático-pedagógica dos currículos da formação profissional e tecnológica, quanto à relação entre ES e CTSA. As referidas abordagens ES e CTSA promovem o entendimento de currículo integrado e da formação acadêmico-profissional de cidadãos autônomos e ativos na sociedade. Com as narrativas, as pesquisadoras realçaram as inter relações entre saúde, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, quanto às relações ambientais críticas, numa perspectiva emancipatória.

Biografie autore

Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2014) e Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER (2018). Atua como Bióloga CRBio 110270/03D (desde 2016), Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário UNINTER (2018), Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira - FETREMIS (2015). Mestre e Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2017 e 2020, respectivamente). Tem interesse e é pesquisadora nas seguintes áreas do conhecimento: Educação em Saúde, Formação de Professores, Educação Especial, Educação Ambiental, Estudos de Currículo, Processos de Aprendizagem. Atualmente atua como Professora da Educação Básica nos municípios de Três Passos e Esperança do Sul.

Raquel Weyh Dattein, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, com bolsa PROSUC - CAPES no doutorado, atuando na linha de pesquisa I: Currículo e Formação de Professores. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na UFFS (2014), foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID 2011/2014 UFFS/CAPES. Pós-Graduada em Orientação Educacional junto a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM/UFFS. Atualmente é professora de Ciências na prefeitura de Santa Rosa/RS.
   

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUI). Editora gerente da Revista Contexto & Educação. Faz parte da REDLAECIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação de professores, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental, em saúde e em biodiversidade.  

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Pubblicato

2022-04-21

Come citare

Possel Greter Schwingel, T. C., Dattein, R. W., & Araújo, M. C. P. de. (2022). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Vivências, 18(36), 341–353. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.715

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica