EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.715Resumo
O desenvolvimento do currículo tem suas particularidades formativas, que merecem estudo e análise. As aproximações de duas abordagens de pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em Educação nas Ciências de uma universidade do Rio Grande do Sul suscitaram o seguinte problema: quais elementos no desenvolvimento da Educação em Saúde (ES) e enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), na formação acadêmico-profissional, se evidenciam nos currículos da graduação? Para tanto, houve a seleção e organização de narrativas, que expressam entendimentos de ES e CTSA, nos dados empíricos, obtidos de graduandos de duas instituições de Ensino Superior e de professores da Educação Básica. A análise foi realizada em relação à organização didático-pedagógica dos currículos da formação profissional e tecnológica, quanto à relação entre ES e CTSA. As referidas abordagens ES e CTSA promovem o entendimento de currículo integrado e da formação acadêmico-profissional de cidadãos autônomos e ativos na sociedade. Com as narrativas, as pesquisadoras realçaram as inter relações entre saúde, ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, quanto às relações ambientais críticas, numa perspectiva emancipatória.
Referências
BUSS, P. M.; FILHO, A. P. A saúde e seus determinantes sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a06.pdf. Acesso em: 19 jun. 2016.
CARVALHO, G. S.; JOURDAN, D. Literacia em saúde: a importância dos contextos sociais. In: JÚNIOR, C. A. O. M.; JÚNIOR, A. L.; CORAZZA, M. J. (org.). Ensino de Ciências: múltiplas perspectivas, diferentes olhares. Curitiba: CRV, 2014.
CENCI, A. V.; FÁVERO, A. A.. Notas sobre o papel da formação humanística na universidade. Revista Pragmateia Filosófica, 2(1), 2008. Disponível em: http://download.upf.br/notas_formacao_humanistica.pdf Acesso em 24 de fev. de 2021.
COSTA, E. P. da S.. As concepções dos professores de Física, Química e Biologia do município de Nova Esperança - PR sobre a educação ambiental na perspectiva do enfoque Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). Dissertação (Mestrado em Ensino) Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí, 151 f., 2016.
DATTEIN, R. W.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.. Controvérsias Sociocientíficas no desenvolvimento do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nos cursos de Ensino Superior. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 9 n. 2 2020.
FIGUEIREDO, T. A. M. de; MACHADO, V. L. T.; ABREU, M. M. S de. A Saúde na Escola: Um breve resgate histórico. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 15(2): 397 402, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n2/12.2%20tulio.pdf. Acesso em: 06 de Outubro de 2015.
LOTTERMANN, O.; SILVA, S. P. da. A gênese o currículo integrado: referenciais teóricos e suas implicações políticas, epistemológicas e sociais. In: HAMES, C.; ZANON, L. PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. Currículo Integrado, Educação e Trabalho: saberes e fazeres em interlocução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2016. p. 17-36.
MOHR, Adriana. A natureza da Educação em Saúde no Ensino Fundamental e os Professores de Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. (Tese) Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/83375. Acesso em: 19 de Junho de 2016.
PETRUCCI-ROSA, M. I.; RAMOS, T. A.; CORRÊA, B. R.; ALMEIDA JUNIOR, A. S. de (2011, janeiro junho). Narrativas e mônadas: potencialidades para uma outra compreensão de currículo. Currículo sem fronteiras, 11(1), 198-217.
SILVA, T. T. da.. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. 6a reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SABOGA-NUNES, L.; SORENSEN, K. The European Health Literacy Survey (HLS-EU) and its Portuguese cultural adaptation and validation (HLS-PT) [abstract]: Paper presented at the World Congress of Children and Youth Health Behaviours, 1 / National Congress on Health Education, 4, 23-25 May 2013, Viseu, Portugal. Atención Primaria, 2013, 45-46. Disponível em: https://novaresearch.unl.pt/en/publications/the-european-health-literacy-survey-hls-eu-and-its-portuguese-cul.
Acesso em: Março de 2020.
VIEIRA, M. S.. Ambientalização universitária: o olhar dos estudantes da UFSCar para as questões ambientais. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 136 f., 2015.
VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C.; MARTINS, I. P.. A educação em ciências com orientação CTS – atividades para o ensino básico. Areal Editores, 2011.
YIN, Robert. Estudo de caso - planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.