DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE DEBATE

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.899

Resumo

A argumentação é uma competência geral presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deve ser desenvolvida na Educação Básica brasileira. Neste sentido, as atividades de diálogo e, em particular, as atividades de debate com confronto constituem-se como uma possibilidade para desenvolver a argumentação dos alunos. No presente trabalho fez-se uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais de Qualis A1, A2, B1 e B2 conforme a matriz de avaliação 2013-2016 presente na plataforma Sucupira, para responder à questão de pesquisa: como as atividades de debate com confronto contribuem para o desenvolvimento da argumentação? Para tanto, utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 1979) para criar elementos que indicassem as diferentes dimensões da argumentação promovidas por estas atividades. Como principais resultados obtivemos que nessas atividades a argumentação tem o potencial para desenvolver habilidades de pesquisa e promovem articulações de conteúdos conceituais com habilidades comunicativas, contribuindo para o aprimoramento da curiosidade epistemológica (Freire, 1996).

Biografia do Autor

Matheus Becker, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Graduado em Física - Licenciatura Plena - UFSM. Ex-bolsista PIBID-Fisica/UFSM (2018-2019). Ex-Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET-Física UFSM (2020-2022). Ex-Voluntário no programa Residência Pedagógica - Física UFSM (2020-2022). Integrante do grupo de pesquisa Métodos e Processos de Ensino e Aprendizagem de Ciências (MPEAC) (2020-atual).

Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, trabalhando com diversas disciplinas do Curso de Licenciatura Plena em Física desde 1997. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de física, ensino de ciências, autonomia docente. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde da Forma Associativa formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Uruguaiana) orientando projetos de mestrado e doutorado voltados para os três níveis de ensino.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Becker, M., & Sauerwein, I. P. S. . (2023). DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE DEBATE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Vivências, 19(39), 57–80. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.899

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO