DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE DEBATE
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.899Resumo
A argumentação é uma competência geral presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deve ser desenvolvida na Educação Básica brasileira. Neste sentido, as atividades de diálogo e, em particular, as atividades de debate com confronto constituem-se como uma possibilidade para desenvolver a argumentação dos alunos. No presente trabalho fez-se uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais de Qualis A1, A2, B1 e B2 conforme a matriz de avaliação 2013-2016 presente na plataforma Sucupira, para responder à questão de pesquisa: como as atividades de debate com confronto contribuem para o desenvolvimento da argumentação? Para tanto, utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 1979) para criar elementos que indicassem as diferentes dimensões da argumentação promovidas por estas atividades. Como principais resultados obtivemos que nessas atividades a argumentação tem o potencial para desenvolver habilidades de pesquisa e promovem articulações de conteúdos conceituais com habilidades comunicativas, contribuindo para o aprimoramento da curiosidade epistemológica (Freire, 1996).
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