DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE DEBATE

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.899

Abstract

A argumentação é uma competência geral presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deve ser desenvolvida na Educação Básica brasileira. Neste sentido, as atividades de diálogo e, em particular, as atividades de debate com confronto constituem-se como uma possibilidade para desenvolver a argumentação dos alunos. No presente trabalho fez-se uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais de Qualis A1, A2, B1 e B2 conforme a matriz de avaliação 2013-2016 presente na plataforma Sucupira, para responder à questão de pesquisa: como as atividades de debate com confronto contribuem para o desenvolvimento da argumentação? Para tanto, utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 1979) para criar elementos que indicassem as diferentes dimensões da argumentação promovidas por estas atividades. Como principais resultados obtivemos que nessas atividades a argumentação tem o potencial para desenvolver habilidades de pesquisa e promovem articulações de conteúdos conceituais com habilidades comunicativas, contribuindo para o aprimoramento da curiosidade epistemológica (Freire, 1996).

Author Biographies

Matheus Becker, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Graduado em Física - Licenciatura Plena - UFSM. Ex-bolsista PIBID-Fisica/UFSM (2018-2019). Ex-Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET-Física UFSM (2020-2022). Ex-Voluntário no programa Residência Pedagógica - Física UFSM (2020-2022). Integrante do grupo de pesquisa Métodos e Processos de Ensino e Aprendizagem de Ciências (MPEAC) (2020-atual).

Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, trabalhando com diversas disciplinas do Curso de Licenciatura Plena em Física desde 1997. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de física, ensino de ciências, autonomia docente. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde da Forma Associativa formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Uruguaiana) orientando projetos de mestrado e doutorado voltados para os três níveis de ensino.

References

ALVES, R., FONSECA, G. R. DE S. Transposição do Rio São Francisco – o uso da controvérsia controlada como meio de promover aproximações entre o enfoque educacional CTS e educação ambiental crítica. Investigações em Ensino de Ciências, v.23, n.3, p.211-231, 2018.

Anastasiou, L. G. C., Alves, L. P. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: Univille, 2012.

ANDRADE, D. X. DE, GENOVESE, C. L DE C. R., GENOVESE, L. R. G. A controvérsia entre o Blu-Ray e o HD-DVD em aulas de Física na perspectiva da Social Construction of Technology (SCOT). Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n. 2, p.1-23, 2017.

BAGDONAS, A., ZANETIC, J., GURGEL, I. . O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.35, n.1, p.97-117, 2018.

BARDIN, LAURENCE. Análise de conteúdo. Persona: Edições 70, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (2002). PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018.

BOĞAR, Y. Synthesis Study on Argumentation in Science Education. International Education Studies, v. 12, n. 9, 2019.

CAMPOS, M. M. et. al. A controvérsia da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte: como se posicionam os alunos do Ensino Médio. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v.3, n.2, p.47-65, 2013.

CARNEIRO, M. E. C. Técnica de controvérsia aplicada ao tabagismo. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação – CEFET, Rio de Janeiro, 2014.

CHAVES, A. L. R., CHRISPINO, À. Uma experiência CTS em sala de aula: a internacionalização da Amazônia. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 122-140, 2012.

CHRISPINO, A. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Módulo do Curso de Especialização em Educação Tecnológica, UAB/CEFET-RJ, aula 11. Mimeo, 2008.

CHRISPINO, A., SANTOS, T. C. Política de ensino para a prevenção da violência: técnicas de ensino que podem contribuir para a diminuição da violência escolar. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 19(70), 57-80, 2011.

COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Trad. Beatriz Affonso Neves – Porto Alegre; Artes Médicas, 1998.

DRIVER, R., NEWTON, P., & OSBORNE, J. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms. Science Education, 84(3), 287-312, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60ª ed., Paz e Terra LTDA, 2019.

GUIMARÃES, R. R., MASSONI, N. T. Relato crítico de um experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica: algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.37, n.2, p.695-717, 2020.

GUIMARÃES, R. R., MASSONI, N. T. O uso do modelo padrão de argumentação de Stephen Toulmin no Ensino de Ciências no âmbito da disciplina de Física: alguns resultados de pesquisa e reflexões a partir de debates em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, v.25, n.3, p.487-502, 2020.

JIMÉNEZ-ALEXANDRE, M. P., ERDURAN, S. Argumentation in Science Education: An overview. Springer, 2007.

KOEPPE, C. H. B., LAHM, R. A., BORGES, R. M. R. Usina Hidrelétrica de Belo Monte: Uma polêmica atual para despertar a educação ambiental crítica. Experiências em Ensino de Ciências, v.8, n.1, p. 17-28, 2013.

KUCHLA, M., SOUZA, L. DE B. P. DE. Desenvolvimento de um caso simulado CTS através do uso da técnica de controvérsia no ensino de Química Orgânica. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.5, p.68-81, 2017.

LIMA, M. B DE., NETO, R. DOS S., STRUCHINER, M. Narrativa de Design sobre a Integração de Questões Sociocientíficas no Ensino de Genética: Desenvolvimento e Implementação do Modelo e-CRIA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 609–640, 2018.

MACEDO, J. C. DE M., LOPES, N. C. Desenvolvimento da competência argumentativa de estudantes da rede pública de ensino por meio de questões sociocientíficas. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.4, p.30-41, 2017.

MARGOTTI, G., OLIVEIRA, W. A. DE, MARTINS, A. A. Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato submetidos de experiência do subprojeto PIBID/física. Actio Docência em Ciências, Curitiba, anais da III Semana das Licenciaturas, p.1-9, 2019.

MELO, M. G. DE A. A música controversa como instrumento de alfabetização científico-tecnológica: um arquétipo de objeto de aprendizagem no Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v.15, n.3, p.124-145, 2020.

MOREIRA, C. DOS S., PEDRANCINI, V. D. Contribuições e limites da questão sociocientífica fosfoetanolamina nas aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v.25, n.3, p.344-360, 2020.

OSBORNE, J. Arguing to Learn in Science: The Role of Collaborative, Critical Discourse. Science, v. 328, p. 463-466, 2010.

PEREIRA, G. DE F. DOS S., NUNES, J. M. V., FREITAS, N. M. DA S. Argumentação no Ensino de Ciências: Ponderações Analíticas a Luz da Teoria de Chaїm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 653–685, 2020.

PEREZ, D. M., REBECHI, D., AZEVEDO, K. L., SCHREINER, P. G., MATTIA, R. C., SLOWIK, R., OLIVEIRA, O. B. DE. Temas polêmicos e a argumentação de estudantes do curso de Ciências Biológicas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.13, n.2, p. 135-150, 2011.

POZO, J. I., CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências - do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5a. edição. Artmed. 2009.

SÁ, L. P. Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no Ensino Superior de Química. Tese (doutorado) Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP, 2010.

SANT’ANA, C. DE F., LOIOLA, A. V. DE S. DE F., MESSEDER, J. C. Reações químicas em compartilhamentos na internet: percepção de estudantes a partir da técnica da controvérsia controlada. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p.250-261, 2019.

SAUCEDO, K. R. R., PIETROCOLA, M. Características de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na Educação Científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 215-233, 2019.

SILVA, W. M. DA, VELASCO, P. D. N., ZANOTELLO, M. O debate na perspectiva da lógica informal: uma abordagem para análise da argumentação em aulas de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.18, n.2, p.99-127, 2016.

SILVA, M. L. M., SILVA, M. G. L. DA. Analysis of the Argumentative Processo f Students to a Social Dilemma related to Genetic Content. Acta Scientiae, Canoas, v.22, n.5, p.43-64, 2020.

SOUSA, P. S. DE, GEHLEN, S. T. Questões sociocientíficas no Ensino de Ciências: algumas características das pesquisa brasileiras. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 2017.

STUMPF, A., OLIVEIRA, L. D DE. Júri Simulado: o uso da argumentação na discussão de questões sociocientíficas envolvendo radioatividade. Experiências em Ensino de Ciências, v.11, n.2, p.176-189, 2016.

TEIXEIRA, E. S., NETO, C. P. DA S., FREIRE JR., O., GRECA, I. M. A construção de uma argumentação sobre a síntese Newtoniana a partir de atividades em grupos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p.61-95, 2010.

TEIXEIRA, M. F. É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.17, n.especial, p.187-203, 2015.

TETZENER JR, A. F., LOPES, N. C., ABREU, A. H. DO S. DE, BRINA, D., PIRES, H. G., SILVA, R. P. DA, OLIVEIRA, C. R. DE. Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.13, n.2, p. 127-159, 2010.

TOULMIN, S. Os usos do argumento. Trad. R. Guarany.São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VEIGA, L. A., FONSECA, L. R. O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL). Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 22, n. 1, p. 153-171, 2018.

VIEIRA, R. D., MELO, V. F. DE, BERNARDO, J. R. DA R. O JÚRI SIMULADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O PROBLEMA DO "GATO". Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p.203-225, 2014.

XAVIER, P. M. A., FLOR, C. C. Concepções de licenciandos em química sobre a utilização de casos simulados dentro da perspectiva CTS. Experiências em Ensino de Ciências, v.8, n.2, p.37-50, 2013.

ZABALA, A. A Prática Educativa. Grupo A, 1998.

ZANI, L. B., PAIVA, C. L., DUARTE, I. D., SILVA, M. DO A. J. A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.6, n.2, p. 62-75, 2013.

Published

2023-06-15

How to Cite

Becker, M., & Sauerwein, I. P. S. . (2023). DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE DEBATE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Vivências, 19(39), 57–80. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.899

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO