TEORIA E PRÁTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUANTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.638Abstract
O estágio supervisionado é o momento em que o estudante vivencia seu conhecimento prático e teórico em um ambiente de trabalho, sendo válido avaliar como este se desenvolve. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes quanto ao estágio desenvolvido no Curso Técnico Integrado em Mecânica, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Para tal, analisou-se quinze relatórios finais de estágio como fonte de informações sobre a prática do estágio desenvolvido nas empresas. Os dados indicam que os estagiários percebem a integração entre teoria e prática durante o desenvolvimento do estágio e descrevem que a execução de atividades com maior complexidade, responsabilidade e criatividade são fundamentais para seu aprendizado ratificando a importância do estágio para a sua formação. Ademais, o estágio precisa ser entendido por toda a instituição como uma etapa curricular e incluí-lo nas discussões de planejamento ou em momentos de formação seriam opções para a aproximação dessa com as demais unidades curriculares.
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