TEORIA E PRÁTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUANTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.638

Abstract

O estágio supervisionado é o momento em que o estudante vivencia seu conhecimento prático e teórico em um ambiente de trabalho, sendo válido avaliar como este se desenvolve. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes quanto ao estágio desenvolvido no Curso Técnico Integrado em Mecânica, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Para tal, analisou-se quinze relatórios finais de estágio como fonte de informações sobre a prática do estágio desenvolvido nas empresas. Os dados indicam que os estagiários percebem a integração entre teoria e prática durante o desenvolvimento do estágio e descrevem que a execução de atividades com maior complexidade, responsabilidade e criatividade são fundamentais para seu aprendizado ratificando a importância do estágio para a sua formação. Ademais, o estágio precisa ser entendido por toda a instituição como uma etapa curricular e incluí-lo nas discussões de planejamento ou em momentos de formação seriam opções para a aproximação dessa com as demais unidades curriculares.

Author Biographies

Cíntia Grazielle de Souza Raulino, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinti (2012), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/ Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (2021). Atua como Psicóloga no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, onde faz parte do Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional.

Atila Alixandre de Moraes, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Coxim, Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2011), campus de Coxim. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano em 2013 - Campo Grande/MS. Especialista no Ensino de História e Geografia (2013) e em História Cultural (2015) ambos pelo Centro Universitário Claretiano - Pólo de Campo Grande - MS. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFMS, Campus Campo Grande. Professor do Quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, 40 horas. Atualmente está Coordenador Pedagógico da Escola Estadual da autoria Viriato Bandeira na Cidade de Coxim/MS

Odair Diemer, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Coxim, Mato Grosso do Sul, Brasil

Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul campus Coxim dos cursos de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Engenharia de Pesca e Técnico em Aquicultura. Pesquisador do Grupo de pesquisa TAQUARI: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional. Engenheiro de pesca. Mestrado em Zootecnia. Doutorado em Aquicultura. Formação Pedagógica equivalente a licenciatura em física pela UTFPR. Foi coordenador do curso de engenharia de pesca do IFMS, coordenador do eixo tecnológico de Recursos Naturais do IFMS, coordenador técnico da piscicultura Bom futuro/MT, bolsista técnico do Instituto Água Viva de Pesquisa e Extensão, professor assistente do curso de Engenharia de Pesca Unioeste/PR e pesquisador colaborador do Grupo de Estudos em Manejo na Aquicultura (GEMAQ). Tem experiência nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca/Aquicultura, principalmente nas áreas de nutrição, reprodução, larvicultura, limnologia e tecnologia do pescado.

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Published

2022-04-21

How to Cite

de Souza Raulino, C. G., Alixandre de Moraes, A., & Diemer, O. (2022). TEORIA E PRÁTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUANTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Vivências, 18(36), 355–367. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.638

Issue

Section

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica