TEORIA E PRÁTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUANTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.638Resumo
O estágio supervisionado é o momento em que o estudante vivencia seu conhecimento prático e teórico em um ambiente de trabalho, sendo válido avaliar como este se desenvolve. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes quanto ao estágio desenvolvido no Curso Técnico Integrado em Mecânica, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Para tal, analisou-se quinze relatórios finais de estágio como fonte de informações sobre a prática do estágio desenvolvido nas empresas. Os dados indicam que os estagiários percebem a integração entre teoria e prática durante o desenvolvimento do estágio e descrevem que a execução de atividades com maior complexidade, responsabilidade e criatividade são fundamentais para seu aprendizado ratificando a importância do estágio para a sua formação. Ademais, o estágio precisa ser entendido por toda a instituição como uma etapa curricular e incluí-lo nas discussões de planejamento ou em momentos de formação seriam opções para a aproximação dessa com as demais unidades curriculares.
Referências
ALVES, M. Z.; DAYRELL, J. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vidaI . Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 375-390, 2015. DOI: 10.1590/s1517-97022015021851. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/100437. Acesso em: 26 nov. 2020.
BARATO, J. N. Conhecimento, Trabalho e Obra: uma proposta metodológica para a educação profissional. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof. , Rio de Janeiro, v. 34, n.3, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/262. Acesso em 19. fev. 2021
BERNARDIM, M. L.; SILVA, M. R. Juventude, Escola E Trabalho: Sentidos Da Educação Profissional Integrada Ao Ensino Médio. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 32,n. 1, p. 211-234, Mar. 2016 . Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v32n1/1982-6621-edur-32-01-00211.pdf. Acesso em 28 Nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; [...] e dá outras providências. Brasília, DF, 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 27 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 27 nov. 2019
CIAVATTA, M; FRIGOTTO, G; RAMOS, M. A Gênese do Decreto n. 5154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: CIAVATTA, M.; FRIGOTTO, G.; RAMOS, M. (Org.) Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 21-56.
DUTRA, I. P. D. Entre a escola e a fábrica: o papel do estágio na formação de Técnicos e Transformação de Termoplásticos no IFSUL – Campus Sapucaia do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, jun. 1995. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901995000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 12 jan. 2021.
GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28º edição. Petrópolis: Vozes; 2009. p. 79-108.
GUSMÃO, C. A. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: a perda do caráter profissionalizante? 2016. Dissertação (Mestrado - Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In: DALBEN, Â. I. L. de F. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 497-518.
KUENZER, A. Z. EP e EM na produção flexível: a dualidade invertida. Retratos da Escola, v. 5, n. 8, p.46-56, jan./jun. 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/46. Acesso em: 26 nov. 2019.
MARTINEZ, S. G. Concepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 23-38, 2008.
OLIVEIRA NETO, N. A.; AZEVEDO, R. O. M. .; ARIDE, P. H. R. . Trabalho como princípio educativo: uma busca pela definição do conceito e sua relação com o capitalismo. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 43-55, 2018. DOI: 10.36524/profept.v2i2.387. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/387. Acesso em: 19 ago. 2021.
RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. In: Seminário Sobre Ensino Médio, 2008. Secretaria de Educação do Pará. 08-09 maio 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integradomarise-ramos1.pdf. Acesso em: 05 Jan. 2020.
RIBEIRO, S. F. M. D. Ensino Médio Integrado: o estágio como um dos elementos articuladores da formação geral e profissional. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.
SANTOS, E. R. A. A realidade do estágio supervisionado no ensino profissionalizante de nível médio: um estudo sobre o curso de Técnico Agrícola da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste-RO. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
SILVA, R. S. M. da. Estágio Curricular e sua Contribuição na Construção da Identidade Profissional dos Estudantes da Educação Técnica de Nível Médio. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - IFAM/Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
SOUZA, J. dos S. Mediação entre a escola e o novo mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 123-140, Apr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v16n1/1678-1007-tes-16-01-0123.pdf Acesso em: 27 Nov. 2019.
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.