MKT STORIES

JOGO PEDAGÓGICO PARA REVISÃO DE CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MARKETING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.643

Abstract

Engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem na Modalidade de Ensino Concomitante, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem se constituído um desafio, visto que eles geralmente priorizam o ensino médio, que é cursado em outra instituição. Assim, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do Marketing, e apoiado no Design Based Research (DBR), desenvolveu-se o MKT STORIES, um jogo para a revisão de conteúdos básicos de marketing. Inicialmente desenvolvido para  alunos dos cursos Técnicos em Administração de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica,  pode ser aplicado para alunos de marketing de qualquer curso, inclusive de graduação. Na perspectiva da DBR, os ciclos iterativos que propiciam o refinamento dos princípios de design, foram aplicados em duas turmas, com redesign realizado entre uma aplicação e outra. Os dados permitem inferir que a proposta obteve excelente aceitação por parte dos  alunos das duas turmas, tendo promovido, de forma divertida, o engajamento desejado e a revisão dos conteúdos trabalhados. Através dos princípios de design apontados, o jogo pode ser adaptado e aplicado a outros contextos.

Author Biographies

Adriana Sanki Cordenonsi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Porto Velho - Rondônia

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFRGS, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Aperfeiçoamento em Design Educacional pelo IFES. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM na linha de pesquisa Inovação para a Educação Profissional e Tecnológica.

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS

Graduada em Química Industrial e Mestre em Química Analítica pela UFSM, Doutora em Ciências pelo IQSC/USP. Atualmente é professora associada do Departamento de Química da UFSM e atua no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional do CTISM/UFSM.

Ricardo M. Ellensohn, UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - Caçapava do Sul

Graduado em Química Industrial pela UFSM, Mestrado e Doutorado em Química Orgânica USP, Pós-Doutoramento em Síntese pela UNICAMP. MBA Executivo em Gestão Empresarial (CESUMAR) e Licenciatura em Química pelo PEG da UFSM. Professor Adjunto da UNIPAMPA e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM.

 

References

ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. da S.; DINIZ, M. V. C.. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Vania Luciane Maria et al. (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, p. 74-97.

ARAGÃO, R. M. L. de.. Role Playing Games no ensino do marketing: Uma experiência com o RPG didático. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v.3, no. 1, p. 162-175, mai. 2009. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em 04/052021.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma

abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 238p.

HEMZO, M.A. Jogos de Simulação Estratégica de Marketing: uma análise de seu uso como ferramenta andragógica no ensino de Administração. Revista Estudos, Marília, SP, v.9, p. 9-30, 2005. Disponível em: http://ojs.unimar.br/index.php/estudos/article/view/757 Acesso em 02/05/2021.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. 256 p. (Estudos).

LAMB, M.B.; BULHÕES, T. M.; SILVA, P .P. V.da; KNORR, L.; GRECCO, T.. MKT Adventure: jogo educativo gratuito para conceitos de Marketing. Anais do XVI Proceedings of SBGames 2017, 1349 p. Curitiba. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/ArtesDesignShort/175383.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

MARTIN, J. A. P. et al. Uso da gamificação no ensino de marketing. Brazilian Applied Science Review, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 734-745, 2018. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/444. Acesso em: 27 jan. 2021.

MATTA, A.E.R.; SILVA, F. P. S.da; BOAVENTURA, E. M.. Design-Based Research ou Pesquisa de Desenvolvimento: Pesquisa Aplicada para Educação a Distância. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23 n. 42, p. 23-36, 2014. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p

MOTTA, G.S.; MELO, D. R. A. de; PAIXÃO, R. B.. O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 3, p. 342-359, jun. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552012000300002

NOBRE, A. M. F.; MARTIN-FERNANDES, I.; MALLMANN, E. M.; MAZZARDO, M. D.. Princípios Teórico-Metodológicos do Design Based Research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por recursos educacionais abertos (REA). Revista San Gregorio, Portoviejo, Ecuador, n.16, edição especial, p. 128-141, 2017.

REATEGUI, E; BOFF, E.; FINCO, M. D. Davi. Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos. Renote, v. 8, n. 3, p. 10-20, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.18066.

RETONDAR, J. J. M.. Teoria do Jogo: a dimensão lúdica da existência humana. Petrópolis: Vozes, 2007. 96 p.

ROMERO, S.M.T.; FINAMOR, A.L.N. As questões de gênero no ensino de graduação em administração: o caso de uma universidade privada do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Educação, Santa Maria, v.32, n. 1, p. 165-182, jan-jun 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Published

2022-04-21

How to Cite

Cordenonsi, A. S., Barin, C. S., & Ellensohn, R. M. . (2022). MKT STORIES: JOGO PEDAGÓGICO PARA REVISÃO DE CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MARKETING. Vivências, 18(36), 279–301. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.643

Issue

Section

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica