MKT STORIES

JOGO PEDAGÓGICO PARA REVISÃO DE CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MARKETING

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.643

Abstract

Engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem na Modalidade de Ensino Concomitante, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem se constituído um desafio, visto que eles geralmente priorizam o ensino médio, que é cursado em outra instituição. Assim, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do Marketing, e apoiado no Design Based Research (DBR), desenvolveu-se o MKT STORIES, um jogo para a revisão de conteúdos básicos de marketing. Inicialmente desenvolvido para  alunos dos cursos Técnicos em Administração de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica,  pode ser aplicado para alunos de marketing de qualquer curso, inclusive de graduação. Na perspectiva da DBR, os ciclos iterativos que propiciam o refinamento dos princípios de design, foram aplicados em duas turmas, com redesign realizado entre uma aplicação e outra. Os dados permitem inferir que a proposta obteve excelente aceitação por parte dos  alunos das duas turmas, tendo promovido, de forma divertida, o engajamento desejado e a revisão dos conteúdos trabalhados. Através dos princípios de design apontados, o jogo pode ser adaptado e aplicado a outros contextos.

Biografie autore

Adriana Sanki Cordenonsi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Porto Velho - Rondônia

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFRGS, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Aperfeiçoamento em Design Educacional pelo IFES. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM na linha de pesquisa Inovação para a Educação Profissional e Tecnológica.

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS

Graduada em Química Industrial e Mestre em Química Analítica pela UFSM, Doutora em Ciências pelo IQSC/USP. Atualmente é professora associada do Departamento de Química da UFSM e atua no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional do CTISM/UFSM.

Ricardo M. Ellensohn, UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - Caçapava do Sul

Graduado em Química Industrial pela UFSM, Mestrado e Doutorado em Química Orgânica USP, Pós-Doutoramento em Síntese pela UNICAMP. MBA Executivo em Gestão Empresarial (CESUMAR) e Licenciatura em Química pelo PEG da UFSM. Professor Adjunto da UNIPAMPA e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM.

 

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Pubblicato

2022-04-21

Come citare

Cordenonsi, A. S., Barin, C. S., & Ellensohn, R. M. . (2022). MKT STORIES: JOGO PEDAGÓGICO PARA REVISÃO DE CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MARKETING. Vivências, 18(36), 279–301. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.643

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica