PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
SIGNIFICADOS E POSSIBILIDADES INDICADOS PELA LITERATURA CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1359Abstract
A pesquisa tem como objetivo analisar como o tema avaliação da aprendizagem em Ciências é abordado nas bases de dados da SCIELO e REDALYC. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa do tipo documental, com análise de conteúdo baseada em Bardin. Os resultados apontam que as práticas avaliativas tradicionais ainda são predominantes no cotidiano docente no ensino de Ciências, baseadas na quantificação, verificação da aprendizagem e limitadas a julgamentos de aprovação ou reprovação. O estudo defende a necessidade de repensar essas práticas avaliativas, buscando uma abordagem mais formativa e inclusiva, que integre a avaliação ao processo de ensino e aprendizagem como um todo, utilizando diferentes estratégias avaliativas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e de feedback contínuo. Os resultados apontam para a necessidade de futuras pesquisas ampliarem a representatividade dos resultados aprofundando a compreensão sobre a avaliação da aprendizagem em Ciências, contribuindo para o aprimoramento das práticas de avaliação nesta área de ensino.
Palavras-Chave: Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Ciências. Ensino Médio.
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