ANÁLISE DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS ATRAVÉS DO PADRÃO DE TOULMIN (TAP) NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NAS AULAS DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.350Abstract
Foram abordados resultados de uma análise de práticas argumentativas dos estudantes durante o desenvolvimento de projetos de investigação que ocorreram nas aulas de física do Ensino Médio. Considerando se tratar da atuação da própria professora pesquisadora, utilizamos princípios da pesquisa-ação tendo como alvo as interações professora/alunos numa perspectiva de Ensino por Investigação. O objetivo principal foi verificar a eficácia das metodologias aplicadas tanto em relação aos aspectos pedagógicos quanto à avaliação dos argumentos estudantis. Neste contexto, a turma foi organizada em grupos segundo o tema a ser investigado. A partir de um tópico inicial cada grupo formulou seu problema de pesquisa e planejou as atividades necessárias para sua realização. A ajuda ajustada aos discentes foi planejada a partir de uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos. As atividades dos grupos contou com a monitoria presencial e virtual da professora. Os dados foram coletados na apresentação de seminários através da gravação de áudios. Na análise do material usamos o Padrão Argumentativo de Toulmin. Destaca-se a consolidação do protagonismo estudantil, o desenvolvimento da qualidade argumentativa nesse contexto do EI e a importância do TAP para a avaliação do trabalho pedagógico pela professora. Propõe-se também uma discussão/reflexão sobre os sentidos dados à prática docente e sua articulação com iniciativas de compreendê-la e promover a melhoria do aprendizado em Física.
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