ANÁLISE DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS ATRAVÉS DO PADRÃO DE TOULMIN (TAP) NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NAS AULAS DE FÍSICA

Autores

  • Juliana Rosa Alves Borges Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.350

Resumo

Foram abordados resultados de uma análise de práticas argumentativas dos estudantes durante o desenvolvimento de projetos de investigação que ocorreram nas aulas de física do Ensino Médio. Considerando se tratar da atuação da própria professora pesquisadora, utilizamos princípios da pesquisa-ação tendo como alvo as interações professora/alunos numa perspectiva de Ensino por Investigação. O objetivo principal foi verificar a eficácia das metodologias aplicadas tanto em relação aos aspectos pedagógicos quanto à avaliação dos argumentos estudantis. Neste contexto, a turma foi organizada em grupos segundo o tema a ser investigado. A partir de um tópico inicial cada grupo formulou seu problema de pesquisa e planejou as atividades necessárias para sua realização. A ajuda ajustada aos discentes foi planejada a partir de uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos. As atividades dos grupos contou com a monitoria presencial e virtual da professora. Os dados foram coletados na apresentação de seminários através da gravação de áudios. Na análise do material usamos o Padrão Argumentativo de Toulmin. Destaca-se a consolidação do protagonismo estudantil, o desenvolvimento da qualidade argumentativa nesse contexto do EI e a importância do TAP para a avaliação do trabalho pedagógico pela professora. Propõe-se também uma discussão/reflexão sobre os sentidos dados à prática docente e sua articulação com iniciativas de compreendê-la e promover a melhoria do aprendizado em Física.

Biografia do Autor

Juliana Rosa Alves Borges, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Mestre em Educação

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil

Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Borges, J. R. A. ., & Ustra, S. R. V. . (2020). ANÁLISE DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS ATRAVÉS DO PADRÃO DE TOULMIN (TAP) NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NAS AULAS DE FÍSICA. Vivências, 17(32), 129–147. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.350

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO