ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
PROJETOS DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.393Resumo
O projeto de extensão Orientação Profissional – Projetos de Vida oportuniza a reflexão e o diálogo sobre o mundo do trabalho, as exigências em termos de habilidades e competências, bem como as possibilidades de realização na contemporaneidade. A metodologia utilizada contempla as seguintes ações: a busca de aprofundamento teórico sobre orientação profissional; visita às Escolas; realização de entrevistas com as turmas de terceiros anos do Ensino Médio; reuniões periódicas com os coordenadores de cursos e direção da URI – São Luiz Gonzaga; realização das oficinas; avaliação e replanejamento. Além de visitar escolas de Ensino Médio de São Luiz Gonzaga e região, são realizadas atividades como: sessões de bate-papo sobre escolha profissional; Caravana do Conhecimento; debate sobre temas sugeridos pelos estudantes, dentre os quais redução da maioridade penal, sexualidade e orientação de gênero, uso de drogas e preconceitos; bem como entrevistar profissionais de diferentes áreas. Torna-se fundamental a parceria com as equipes diretivas e com as orientadoras educacionais, e, ainda, envolver as famílias nas reflexões. O projeto tem sido exitoso, pois propicia o autoconhecimento, de forma que os estudantes analisam suas próprias competências, fragilidades e tendências. As oficinas proporcionam a ampliação de informações sobre o mundo do trabalho, levando os jovens a conhecerem as especificidades e as exigências atuais, articulando a adequação ao mercado com seus anseios e seu perfil. Vale salientar, também, o incentivo aos estudantes para que invistam em seus sonhos, mesmo diante de um cenário de crise, buscando renovar a esperança e o entusiasmo pelos estudos e pela formação profissional.
Referências
BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional — Teoria e Ideologia. São Paulo: Cortez, 2007.
_______. Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CAPELLA, Ana Cláudia N. (2016). Um estudo sobre o conceito de empreendedor de políticas públicas: Ideias, Interesses e Mudanças. Cad. EBAPE.BR, v. 14, Edição Especial, Artigo 5, Rio de Janeiro, Jul. 2016.
CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a História da Severina: um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1987.
D'ANGELO, H. O. Modelo integrativo del proyecto de vida. Habana: Provida, 1994.
FERRETTI, C. J. Uma nova proposta de orientação profissional. São Paulo: Cortez, 1988.
LISBOA, M. D. Orientação Vocacional/Ocupacional: projeto profissional e compromisso com o eixo social. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1995.
LISBOA, M. D. & WELTER, G. M. R. Perspectivas da educação e do trabalho no Brasil. Política Democrática - Revista de Política e Cultura, (23), 2009.
MELO-SILVA, Lucy. LASSANCE, Maria Célia Pacheco. SOARES, Dulce Helena. A Orientação Profissional no Contexto da Educação e Trabalho. Rev. bras. orientac. prof v.5 n.2 São Paulo, 2004.
NASCIMENTO, Anamaria. Relatório – Um olhar sobre a educação. DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Movimento Educar, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.