O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

REFLEXÕES SOBRE A INTERSECÇÃO JUNTO ÀS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO REGULAR

Autores

  • Camila Aguilar Busatta Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2887-7093
  • Elisabete Cerutti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905

Resumo

O presente estudo, de cunho bibliográfico, volta-se à análise de alguns aspectos referentes à educação e a utilização das tecnologias assistivas, com ênfase na educação inclusiva de sujeitos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para isso, serão utilizados como base os seguintes referenciais: a legislação nacional, as diretrizes do Ministério da Educação (MEC); a literatura especializada e os resultados de pesquisas que abordam o tema em questão. O estudo está organizado em três seções. Primeiro, abordaremos os avanços nas políticas públicas referentes à inclusão desses sujeitos no ensino regular. Após, serão abordados os conceitos e o desenvolvimento de novas tecnologias para a educação inclusiva. E, por fim, apresentaremos os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre o tema em questão, apontando os atuais recursos que podem ser aplicados para a inclusão educacional através da utilização dessas tecnologias. Entendemos ser relevantes estes aspectos no que tange ao objetivo desta pesquisa, a fim de ampliar os diálogos para a comunidade científica e amparar os docentes acerca dos caminhos que as políticas públicas vem trazendo e a contribuição das tecnologias assistivas para a educação inclusiva.

Biografia do Autor

Camila Aguilar Busatta, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), graduação em Química Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2011), com Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ? URI, fazendo parte do Departamento de Ciências Humanas e do Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Atua como professora colaboradora do PPGEDU ? Mestrado e Doutorado em Educação na URI, na linha de pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI. Possui experiência na área da Educação Inclusiva e da Química, abrangendo o Ensino de Química e a Química Inorgânica

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001). É membro do Conselho de Câmpus e do Conselho Universitário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus FW e professora titular desta Universidade, atuando na Graduação (desde 2006) e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu (desde 2015). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI, membro dos Grupos de Pesquisas: ARGOS /PUC - RS e NEPPES/URI. Atua desde setembro de 2014 como Diretora Acadêmica da URI, dialogando, principalmente, nos seguintes temas: Educação, Gestão, Tecnologias e Práticas Pedagógicas. 

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Busatta, C. A., & Cerutti, E. (2023). O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A INTERSECÇÃO JUNTO ÀS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO REGULAR . Vivências, 19(39), 113–130. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO