O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

REFLEXÕES SOBRE A INTERSECÇÃO JUNTO ÀS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO REGULAR

Autori

  • Camila Aguilar Busatta Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2887-7093
  • Elisabete Cerutti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905

Abstract

O presente estudo, de cunho bibliográfico, volta-se à análise de alguns aspectos referentes à educação e a utilização das tecnologias assistivas, com ênfase na educação inclusiva de sujeitos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para isso, serão utilizados como base os seguintes referenciais: a legislação nacional, as diretrizes do Ministério da Educação (MEC); a literatura especializada e os resultados de pesquisas que abordam o tema em questão. O estudo está organizado em três seções. Primeiro, abordaremos os avanços nas políticas públicas referentes à inclusão desses sujeitos no ensino regular. Após, serão abordados os conceitos e o desenvolvimento de novas tecnologias para a educação inclusiva. E, por fim, apresentaremos os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre o tema em questão, apontando os atuais recursos que podem ser aplicados para a inclusão educacional através da utilização dessas tecnologias. Entendemos ser relevantes estes aspectos no que tange ao objetivo desta pesquisa, a fim de ampliar os diálogos para a comunidade científica e amparar os docentes acerca dos caminhos que as políticas públicas vem trazendo e a contribuição das tecnologias assistivas para a educação inclusiva.

Biografie autore

Camila Aguilar Busatta, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), graduação em Química Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2011), com Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ? URI, fazendo parte do Departamento de Ciências Humanas e do Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Atua como professora colaboradora do PPGEDU ? Mestrado e Doutorado em Educação na URI, na linha de pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI. Possui experiência na área da Educação Inclusiva e da Química, abrangendo o Ensino de Química e a Química Inorgânica

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001). É membro do Conselho de Câmpus e do Conselho Universitário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus FW e professora titular desta Universidade, atuando na Graduação (desde 2006) e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu (desde 2015). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI, membro dos Grupos de Pesquisas: ARGOS /PUC - RS e NEPPES/URI. Atua desde setembro de 2014 como Diretora Acadêmica da URI, dialogando, principalmente, nos seguintes temas: Educação, Gestão, Tecnologias e Práticas Pedagógicas. 

Riferimenti bibliografici

ALVARISTO, Eliziane de Fátima; SANTINELLO, Jamile. As contribuições da Tecnologia Assistiva Dosvox para professores em formação inicial: intermediando práticas tecnológicas inclusivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 16, 4, 3086-3105, dez. 2021.

ALVES, Maria Dolores Fortes; PEREIRA, Guilherme Vasconcelos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Tecnologia Assistiva Na Perspectiva De Educação Inclusiva: O Ciberespaço Como Lócus De Autonomia E Autoria. Laplage em Revista (Sorocaba), 2017, 3, 2,159-169.

APDIF. Aprendizagem Diferente. Disponível em: https://apdif.com/pt/principal Acesso em: 04 ago. 2020.

BAPTISTA, Carlos Roberto. Sobre as diferenças e as desvantagens: fala-se de qual educação especial? In Psicologia e educação: multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003.

BARDY, Lívia Raposo; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentni; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar. Objects for learning as educational resources in inclusive contexts: Support for distance teacher education. Revista Brasileira de Educação Especial, 19, 2, 273-288, 2013.

BORGES, José Antônio dos Santos. Do Braille ao Dosvox - Diferenças nas vidas dos cegos brasileiros. 2009. 343 f. Tese (Doutorado em Engenharias de sistemas e computação)–Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2009.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Capítulo V.

______, Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.

______, Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Resolução n° 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília: MEC; SEESP, 2001.

_______, Inclusão e Exclusão Social, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2009-pdf/2181-4-inclusao-fasciculo-pdf/file

_______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP , 2008.

______, Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009.

______, Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, 2010. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual2.pdf

______, Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 julho 2015.

______, Política Nacional de Educação Especial Equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. Brasília: MEC/SEESP , 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf

BRAGA, Lúcia Willadino. Cognição e paralisia cerebral: Piaget e Vygotsky em questão. Editora Sarah Letras, 1996.

BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação Inclusiva: Componente da Formação de Educadores. Revista Benjamin Constant, 2007. 38.

BUSATTA, Camila Aguilar. A sala de aula de Química: um estudo a respeito da

Educação Especial e Inclusiva de alunos surdos. Tese de Doutorado. UFRGS/RS, 2016.

CERUTTI, Elisabete. Tecendo saberes sobre as tecnologias assistivas para o sujeito surdo no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, 6, 1-17, 2020.

DIAS, Angélica; FRANÇA, Juliana; BORGES, Antônio. Jogavox: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ,14 p, 2014.

FIGUEIREDO, Jaciane da Guia; PRADO, Edna Cristina do. Aplicativo 123 Autismo: o uso da tecnologia como recurso pedagógico para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Anais VI CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em:

<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59103>. Acesso em: 19/07/2022 20:22.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; DAMASCENO, Luciana Lopes. Tecnologia Assistiva em Ambiente Computacional: Recursos Para A Autonomia E Inclusão Socio-Digital da Pessoa com Deficiência. Política Social y Deporte, Madri, Espanha, 63, 14- 23, 2008.

GLAT, Rosana; NOGUEIRA, Mario Lucio de Lima. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Integração, 24, 22, 2002.

GUARINELLO, Ana Cristina; BERBERIAN, Ana Paula; SANTANA, Ana Paula; MASSI, Giselle; PAULA, Mabel de. A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, 12, 3, 317-330, 2006.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LEMOS, Sebastian Micaela Amorim; FERNANDES, George Pimentel. Uso do aplicativo “Ciência Inclusiva” com estudantes deficientes visuais de escolas públicas de Juazeiro do Norte - CE. RIAEE - Revista Ibero - Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 15, 1, 50-65, jan./mar. 2020.

LISITA, Verbena Moreira S. de S.; SOUSA, Luciana Freire E. C. P. (Orgs). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 223-239, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão promove a justiça. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/902/inclusao-promove-a-justica

Acesso em: 18 de jul. 2022.

MASCIANO, Cristiane Ferreira Rolim. O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no Mundo da Matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado), 2015.

MAZZILLO, Ida Beatriz. Dosvox o que você deseja? Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.

MORAN, José Manuel. A contribuição das tecnologias na educação. São Paulo. Papirus, 2013.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Tecnologia assistiva e autismo. Memorias de la Octava Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética (CICIC 2018), 2018.

OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Relatório “A Educação no Brasil: uma Perspectiva Internacional”. Disponível em:

https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/06/A-Educacao-no-Brasil_uma-perspectiva-internacional.pdf

Acesso em: 23 ago. 2021.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Saberes, Imaginários e Representações na Educação Especial: a problemática ética da diferença e da exclusão social. Petrópolis: Vozes, 2004.

PASSERINO, Liliana Maria; VOLPATTO, Diego. SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo: implementação de um sistema de busca avançada. XI Congreso de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación, 2016.

PELOSI, Miryan Bonadiu. In.: Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas, Belo Horizonte. Anais. 183-187, 2003.

SANTOS, Cheila; BASSANI, Patrícia. B. Scherer; HEIDRICH, Regina de Oliveira. Tecnologias Assistivas: Possibilidades De Inclusão Digital Para Pessoas Com Deficiência. Revista Tecnologia e Tendências, 2017.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Entrevista Especial à Revista Integração. Revista Integração. MEC: Brasília, 8, 20, 09-17, 1998.

SOUZA, Amaralina Miranda de. La informática educativa como apoyo en el proceso de enseñanza-aprendizaje de alumnos con deficiencia mental: concepción, desarrollo y aplicación del software “Hércules y Jiló”. Tese (doutorado em Ciências da Educação) Universidad Nacional de Educación a Distancia. Madri-Espanha, 2006.

_______________. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos. Educ. Foco, Juiz de Fora, Edição Especial, p. 349-366 fev 2015.

STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RADABAUGH, Mary Pat. Study on the Financing of Assistive Technology Devices of Services for Individuals with Disabilities - A report to the president and the congress of the United State, National Council on Disability, Março 1993. Disponível em: https://ncd.gov/publications/1993/mar41993 Acesso em 04 ago. 2022.

RESENDE FILHO, João Batista Moura de; ANDRADE, Liliane Rodriges de; SOUZA, Kércya Vieira de; LIMEIRA, Kyara Andressa Cavalcanti; BATISTA, Poliane Karenine. Elaboração de Tabelas Periódicas para a Facilitação da Aprendizagem de Alunos Portadores de Deficiência Visual. Experiências em Ensino de Ciências, 4, 3, 79-89, 2009.

RETONDO, Carolina Godinho; SILVA, Glaucia Maria da. Ressignificando a formação de professores de química para a educação especial e inclusiva: uma história de parcerias. Química Nova na Escola, 30, 27-33, 2008.

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios políticos e práticas na área das necessidades educativas especiais: aprovado por aclamação na cidade de Salamanca, em 10 de junho de 1994. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394 Acesso em 22 jul. 2022.

________. Orientações para a Inclusão: Assegurar o Acesso à Educação para Todos, 2005.

VILLA, Richard A.; THOUSAND, Jacqueline S. Creating an inclusive school. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 1995.

WALBER, Vera Beatris; SILVA, Rosane Neves da. As práticas de cuidado e a questão da deficiência: integração ou inclusão? Estudos de Psicologia, 23, 1, 29-37, 2006.

Pubblicato

2023-06-15

Come citare

Busatta, C. A., & Cerutti, E. (2023). O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A INTERSECÇÃO JUNTO ÀS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO REGULAR . Vivências, 19(39), 113–130. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO