O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
REFLEXÕES SOBRE A INTERSECÇÃO JUNTO ÀS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905Resumo
O presente estudo, de cunho bibliográfico, volta-se à análise de alguns aspectos referentes à educação e a utilização das tecnologias assistivas, com ênfase na educação inclusiva de sujeitos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para isso, serão utilizados como base os seguintes referenciais: a legislação nacional, as diretrizes do Ministério da Educação (MEC); a literatura especializada e os resultados de pesquisas que abordam o tema em questão. O estudo está organizado em três seções. Primeiro, abordaremos os avanços nas políticas públicas referentes à inclusão desses sujeitos no ensino regular. Após, serão abordados os conceitos e o desenvolvimento de novas tecnologias para a educação inclusiva. E, por fim, apresentaremos os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre o tema em questão, apontando os atuais recursos que podem ser aplicados para a inclusão educacional através da utilização dessas tecnologias. Entendemos ser relevantes estes aspectos no que tange ao objetivo desta pesquisa, a fim de ampliar os diálogos para a comunidade científica e amparar os docentes acerca dos caminhos que as políticas públicas vem trazendo e a contribuição das tecnologias assistivas para a educação inclusiva.
Referências
ALVARISTO, Eliziane de Fátima; SANTINELLO, Jamile. As contribuições da Tecnologia Assistiva Dosvox para professores em formação inicial: intermediando práticas tecnológicas inclusivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 16, 4, 3086-3105, dez. 2021.
ALVES, Maria Dolores Fortes; PEREIRA, Guilherme Vasconcelos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Tecnologia Assistiva Na Perspectiva De Educação Inclusiva: O Ciberespaço Como Lócus De Autonomia E Autoria. Laplage em Revista (Sorocaba), 2017, 3, 2,159-169.
APDIF. Aprendizagem Diferente. Disponível em: https://apdif.com/pt/principal Acesso em: 04 ago. 2020.
BAPTISTA, Carlos Roberto. Sobre as diferenças e as desvantagens: fala-se de qual educação especial? In Psicologia e educação: multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003.
BARDY, Lívia Raposo; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentni; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar. Objects for learning as educational resources in inclusive contexts: Support for distance teacher education. Revista Brasileira de Educação Especial, 19, 2, 273-288, 2013.
BORGES, José Antônio dos Santos. Do Braille ao Dosvox - Diferenças nas vidas dos cegos brasileiros. 2009. 343 f. Tese (Doutorado em Engenharias de sistemas e computação)–Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2009.
BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Capítulo V.
______, Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.
______, Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Resolução n° 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília: MEC; SEESP, 2001.
_______, Inclusão e Exclusão Social, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2009-pdf/2181-4-inclusao-fasciculo-pdf/file
_______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP , 2008.
______, Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009.
______, Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, 2010. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual2.pdf
______, Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 julho 2015.
______, Política Nacional de Educação Especial Equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. Brasília: MEC/SEESP , 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf
BRAGA, Lúcia Willadino. Cognição e paralisia cerebral: Piaget e Vygotsky em questão. Editora Sarah Letras, 1996.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação Inclusiva: Componente da Formação de Educadores. Revista Benjamin Constant, 2007. 38.
BUSATTA, Camila Aguilar. A sala de aula de Química: um estudo a respeito da
Educação Especial e Inclusiva de alunos surdos. Tese de Doutorado. UFRGS/RS, 2016.
CERUTTI, Elisabete. Tecendo saberes sobre as tecnologias assistivas para o sujeito surdo no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, 6, 1-17, 2020.
DIAS, Angélica; FRANÇA, Juliana; BORGES, Antônio. Jogavox: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ,14 p, 2014.
FIGUEIREDO, Jaciane da Guia; PRADO, Edna Cristina do. Aplicativo 123 Autismo: o uso da tecnologia como recurso pedagógico para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Anais VI CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em:
<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59103>. Acesso em: 19/07/2022 20:22.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; DAMASCENO, Luciana Lopes. Tecnologia Assistiva em Ambiente Computacional: Recursos Para A Autonomia E Inclusão Socio-Digital da Pessoa com Deficiência. Política Social y Deporte, Madri, Espanha, 63, 14- 23, 2008.
GLAT, Rosana; NOGUEIRA, Mario Lucio de Lima. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Integração, 24, 22, 2002.
GUARINELLO, Ana Cristina; BERBERIAN, Ana Paula; SANTANA, Ana Paula; MASSI, Giselle; PAULA, Mabel de. A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, 12, 3, 317-330, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LEMOS, Sebastian Micaela Amorim; FERNANDES, George Pimentel. Uso do aplicativo “Ciência Inclusiva” com estudantes deficientes visuais de escolas públicas de Juazeiro do Norte - CE. RIAEE - Revista Ibero - Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 15, 1, 50-65, jan./mar. 2020.
LISITA, Verbena Moreira S. de S.; SOUSA, Luciana Freire E. C. P. (Orgs). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 223-239, 2003.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão promove a justiça. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/902/inclusao-promove-a-justica
Acesso em: 18 de jul. 2022.
MASCIANO, Cristiane Ferreira Rolim. O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no Mundo da Matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado), 2015.
MAZZILLO, Ida Beatriz. Dosvox o que você deseja? Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.
MORAN, José Manuel. A contribuição das tecnologias na educação. São Paulo. Papirus, 2013.
MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Tecnologia assistiva e autismo. Memorias de la Octava Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética (CICIC 2018), 2018.
OCDE, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. Relatório “A Educação no Brasil: uma Perspectiva Internacional”. Disponível em:
Acesso em: 23 ago. 2021.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Saberes, Imaginários e Representações na Educação Especial: a problemática ética da diferença e da exclusão social. Petrópolis: Vozes, 2004.
PASSERINO, Liliana Maria; VOLPATTO, Diego. SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo: implementação de um sistema de busca avançada. XI Congreso de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación, 2016.
PELOSI, Miryan Bonadiu. In.: Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas, Belo Horizonte. Anais. 183-187, 2003.
SANTOS, Cheila; BASSANI, Patrícia. B. Scherer; HEIDRICH, Regina de Oliveira. Tecnologias Assistivas: Possibilidades De Inclusão Digital Para Pessoas Com Deficiência. Revista Tecnologia e Tendências, 2017.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Entrevista Especial à Revista Integração. Revista Integração. MEC: Brasília, 8, 20, 09-17, 1998.
SOUZA, Amaralina Miranda de. La informática educativa como apoyo en el proceso de enseñanza-aprendizaje de alumnos con deficiencia mental: concepción, desarrollo y aplicación del software “Hércules y Jiló”. Tese (doutorado em Ciências da Educação) Universidad Nacional de Educación a Distancia. Madri-Espanha, 2006.
_______________. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos. Educ. Foco, Juiz de Fora, Edição Especial, p. 349-366 fev 2015.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
RADABAUGH, Mary Pat. Study on the Financing of Assistive Technology Devices of Services for Individuals with Disabilities - A report to the president and the congress of the United State, National Council on Disability, Março 1993. Disponível em: https://ncd.gov/publications/1993/mar41993 Acesso em 04 ago. 2022.
RESENDE FILHO, João Batista Moura de; ANDRADE, Liliane Rodriges de; SOUZA, Kércya Vieira de; LIMEIRA, Kyara Andressa Cavalcanti; BATISTA, Poliane Karenine. Elaboração de Tabelas Periódicas para a Facilitação da Aprendizagem de Alunos Portadores de Deficiência Visual. Experiências em Ensino de Ciências, 4, 3, 79-89, 2009.
RETONDO, Carolina Godinho; SILVA, Glaucia Maria da. Ressignificando a formação de professores de química para a educação especial e inclusiva: uma história de parcerias. Química Nova na Escola, 30, 27-33, 2008.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios políticos e práticas na área das necessidades educativas especiais: aprovado por aclamação na cidade de Salamanca, em 10 de junho de 1994. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394 Acesso em 22 jul. 2022.
________. Orientações para a Inclusão: Assegurar o Acesso à Educação para Todos, 2005.
VILLA, Richard A.; THOUSAND, Jacqueline S. Creating an inclusive school. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 1995.
WALBER, Vera Beatris; SILVA, Rosane Neves da. As práticas de cuidado e a questão da deficiência: integração ou inclusão? Estudos de Psicologia, 23, 1, 29-37, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.