O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
REFLEXÕES SOBRE A INTERSECÇÃO JUNTO ÀS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.905Abstract
O presente estudo, de cunho bibliográfico, volta-se à análise de alguns aspectos referentes à educação e a utilização das tecnologias assistivas, com ênfase na educação inclusiva de sujeitos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Para isso, serão utilizados como base os seguintes referenciais: a legislação nacional, as diretrizes do Ministério da Educação (MEC); a literatura especializada e os resultados de pesquisas que abordam o tema em questão. O estudo está organizado em três seções. Primeiro, abordaremos os avanços nas políticas públicas referentes à inclusão desses sujeitos no ensino regular. Após, serão abordados os conceitos e o desenvolvimento de novas tecnologias para a educação inclusiva. E, por fim, apresentaremos os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre o tema em questão, apontando os atuais recursos que podem ser aplicados para a inclusão educacional através da utilização dessas tecnologias. Entendemos ser relevantes estes aspectos no que tange ao objetivo desta pesquisa, a fim de ampliar os diálogos para a comunidade científica e amparar os docentes acerca dos caminhos que as políticas públicas vem trazendo e a contribuição das tecnologias assistivas para a educação inclusiva.
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