UNILASALLE NA COMUNIDADE: MEMÓRIAS DE PROJETOS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1253Resumo
Este artigo aborda o tema da Responsabilidade Social Universitária (RSU) e como a mesma se expressa por meio das práticas extensionistas. O objetivo deste artigo é o de evidenciar memórias de projetos sociais realizados pelo Tecnosocial da Universidade La Salle, na comunidade e sua relação com a RSU. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso com técnica de coleta de dados de análise documental e análise qualitativa dos dados. Os resultados indicam que o Tecnosocial Unilasalle executou sete projetos de extensão, favorecendo 714 catadores e catadoras de materiais recicláveis, nos 15 anos de implementação por meio de assessoria à gestão, fortalecimento aos princípios da economia solidária e das cooperativas, oficinas de psicoeducação e fortalecimento grupal. A análise da trajetória de implementação destes projetos sociais evidencia a presença da RSU na Universidade La Salle por meio de intervenções sociais que contribuíram efetivamente na solução de problemas concretos da sociedade, diferenciando-os de projetos assistencialistas, coerente com a filosofia lasallista.
Referências
BARROS, C. M. P.; FREIRE, J. C. Responsabilidade Social Universitária: um estudo de caso no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral, 2009.
BERTO, A. B. F. Responsabilidade social universitária: princípios e valores em prol do desenvolvimento da comunidade. Perspectiva online: Humanas e Sociais Aplicadas, Campos dos Goytacazes, RJ, v.1, n.2, p. 23-31, 2011.
BORGES, M. L.; SOUZA, R.; SCHOLZ, R. H. Memórias e etnometodologia na incubação de empreendimentos solidários. Canoas: Editora LaSalle, 2009.
BOWEN, H. B. Social responsibilities of the businessman. New York, USA: Harper & Row, 1953.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Brasília: Inep, 2004.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7. Governo Federal. Conselho Nacional de Educação. Brasília, 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. [recurso eletrônico] — Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação. 2023.Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
CALDERÓN, A. I.; PEDRO, R. F.; VARGAS, M. C. Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco. Interface (Botucatu) [online], v.15, n. 39, p. 1185-1198, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n39/a17v15n39.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
FLICK, U.; KARDORFF, E.; STEINKE, I. A Companion to Qualitative Research. Sage Publications, London, 2004.
GAIGER, L. I. A economia solidária e a revitalização do paradigma cooperativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 82, p. 211–228, 2013.
GOUVEIA, V. V.; VASCONCELOS, T. C.; QUEIROGA, F.; FRANÇA, M. L. P.; OLIVEIRA, S. F. A dimensão social da responsabilidade pessoal. Psicologia em estudo, v. 8, n. 2, p. 123-131, 2003.
IMPERATORE, S. L. B.; PEDDE, V. Curricularização da Extensão Universitária no Brasil: Questões Estruturais e Conjunturais de uma Política Pública. In: XIII Congreso Latinoamericano D Extensión Universitaria, 2015, La Habana. XIII Congreso Latinoamericano D Extensión Universitaria. HABANA, 2015.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/? format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 dez. 2023.
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
MORIN, E. Ciência com consciência. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MOURA, L. R.; DIAS, S. L. F. G.; JUNQUEIRA, L. A. P. Um olhar sobre a saúde do catador de material reciclável: uma proposta de quadro analítico. Ambiente e Sociedade, São Paulo, n. 21, p. 1-20, 2018.
PEIXOTO, A. V. L. Responsabilidade social na educação superior: concepção e prática nas instituições particulares de educação superior do Estado de Alagoas. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação. Universidade Cidade de São Paulo, 2014.
PEREIRA, N. F. F.; VITORINI, R. A. S. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019.
PINTO, M. M. Responsabilidade Social e Educação Universitária. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 37, p. 105-137, 2013.
SCHWARTZMAN, J. Responsabilidade social no ensino superior. Revista Estudos da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Brasília, v. 23, n. 34, p. 47-53, 2005.
SILVA, I. A. da. Educação socialmente responsável: expressões no ensino de graduação em universidade comunitária. 2014. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Porto Alegre, 2014.
UNILASALLE. (2018). Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018.
VALLAEYS, F. La responsabilidade social universitaria: um nuevo modelo contra la mercantilización. Revista Iberoamericana de Educación Superior (RIES). México, v. 5, n. 12, p. 105-117, 2014.
Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renaldo Vieira de Souza, Maria de Lourdes Borges, Fadua Ionara Andrade de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.