UNILASALLE NA COMUNIDADE: MEMÓRIAS DE PROJETOS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1253Resumo
Este artigo aborda o tema da Responsabilidade Social Universitária (RSU) e como a mesma se expressa por meio das práticas extensionistas. O objetivo deste artigo é o de evidenciar memórias de projetos sociais realizados pelo Tecnosocial da Universidade La Salle, na comunidade e sua relação com a RSU. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso com técnica de coleta de dados de análise documental e análise qualitativa dos dados. Os resultados indicam que o Tecnosocial Unilasalle executou sete projetos de extensão, favorecendo 714 catadores e catadoras de materiais recicláveis, nos 15 anos de implementação por meio de assessoria à gestão, fortalecimento aos princípios da economia solidária e das cooperativas, oficinas de psicoeducação e fortalecimento grupal. A análise da trajetória de implementação destes projetos sociais evidencia a presença da RSU na Universidade La Salle por meio de intervenções sociais que contribuíram efetivamente na solução de problemas concretos da sociedade, diferenciando-os de projetos assistencialistas, coerente com a filosofia lasallista.
Referências
BARROS, C. M. P.; FREIRE, J. C. Responsabilidade Social Universitária: um estudo de caso no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral, 2009.
BERTO, A. B. F. Responsabilidade social universitária: princípios e valores em prol do desenvolvimento da comunidade. Perspectiva online: Humanas e Sociais Aplicadas, Campos dos Goytacazes, RJ, v.1, n.2, p. 23-31, 2011.
BORGES, M. L.; SOUZA, R.; SCHOLZ, R. H. Memórias e etnometodologia na incubação de empreendimentos solidários. Canoas: Editora LaSalle, 2009.
BOWEN, H. B. Social responsibilities of the businessman. New York, USA: Harper & Row, 1953.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Brasília: Inep, 2004.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7. Governo Federal. Conselho Nacional de Educação. Brasília, 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. [recurso eletrônico] — Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação. 2023.Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
CALDERÓN, A. I.; PEDRO, R. F.; VARGAS, M. C. Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco. Interface (Botucatu) [online], v.15, n. 39, p. 1185-1198, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n39/a17v15n39.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
FLICK, U.; KARDORFF, E.; STEINKE, I. A Companion to Qualitative Research. Sage Publications, London, 2004.
GAIGER, L. I. A economia solidária e a revitalização do paradigma cooperativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 82, p. 211–228, 2013.
GOUVEIA, V. V.; VASCONCELOS, T. C.; QUEIROGA, F.; FRANÇA, M. L. P.; OLIVEIRA, S. F. A dimensão social da responsabilidade pessoal. Psicologia em estudo, v. 8, n. 2, p. 123-131, 2003.
IMPERATORE, S. L. B.; PEDDE, V. Curricularização da Extensão Universitária no Brasil: Questões Estruturais e Conjunturais de uma Política Pública. In: XIII Congreso Latinoamericano D Extensión Universitaria, 2015, La Habana. XIII Congreso Latinoamericano D Extensión Universitaria. HABANA, 2015.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/? format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 dez. 2023.
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
MORIN, E. Ciência com consciência. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MOURA, L. R.; DIAS, S. L. F. G.; JUNQUEIRA, L. A. P. Um olhar sobre a saúde do catador de material reciclável: uma proposta de quadro analítico. Ambiente e Sociedade, São Paulo, n. 21, p. 1-20, 2018.
PEIXOTO, A. V. L. Responsabilidade social na educação superior: concepção e prática nas instituições particulares de educação superior do Estado de Alagoas. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação. Universidade Cidade de São Paulo, 2014.
PEREIRA, N. F. F.; VITORINI, R. A. S. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019.
PINTO, M. M. Responsabilidade Social e Educação Universitária. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 37, p. 105-137, 2013.
SCHWARTZMAN, J. Responsabilidade social no ensino superior. Revista Estudos da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Brasília, v. 23, n. 34, p. 47-53, 2005.
SILVA, I. A. da. Educação socialmente responsável: expressões no ensino de graduação em universidade comunitária. 2014. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Porto Alegre, 2014.
UNILASALLE. (2018). Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018.
VALLAEYS, F. La responsabilidade social universitaria: um nuevo modelo contra la mercantilización. Revista Iberoamericana de Educación Superior (RIES). México, v. 5, n. 12, p. 105-117, 2014.
Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Renaldo Vieira de Souza, Maria de Lourdes Borges, Fadua Ionara Andrade de Andrade
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.