Sobre a Revista
FOCO E ESCOPO
A Revista Eletrônica Vivências tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e artigos no campo das áreas de conhecimento do CNPq e áreas temáticas da extensão universitária, no sentido de promover a produção e a sistematização do conhecimento e a democratização do saber.
Classificada como A4 pelo Qualis Periódicos da CAPES - Quadriênio 2017-2020
As edições anteriores ao número 28 encontram-se disponíveis e podem ser acessadas no seguinte link: https://vivencias.reitoria.br/
CHAMADA ESPECIAL para o DOSSIÊ
FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO: SABERES, PRÁTICAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
Editoras convidadas:
Dra. Cleusa Inês Ziesmann – Universidade Federal da Fronteira Sul/ UFFS (Cerro Largo/RS)
Especialista Carolina Ester Reckziegel – Facultad de Ciencias Forestales, Universidad Nacional de Misiones
Dra. Jane Peruzo Iacono - Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE
Período de Submissão: 03 de outubro a 14 de novembro de 2025
O dossiê será publicado no primeiro trimestre de 2026
APRESENTAÇÃO
A inclusão educacional é um dos principais desafios colocados à formação docente na contemporaneidade. Muito além de uma exigência legal ou política institucional, ela exige rupturas com práticas excludentes historicamente consolidadas e convoca educadores e educadoras a revisitarem seus saberes, atitudes e compromissos com uma escola que acolha as diversidades em suas múltiplas expressões — sociais, culturais, raciais, territoriais, linguísticas, sensoriais, cognitivas, entre outras.
O dossiê “Formação Docente e Inclusão: Saberes, Práticas e Desafios na Contemporaneidade” propõe reunir reflexões críticas, pesquisas empíricas e experiências formativas que investiguem as interfaces entre os processos de formação de professores e professoras e a construção de práticas pedagógicas inclusivas, no contexto de um cenário educacional atravessado por desigualdades, retrocessos e disputas de sentidos.
Em tempos marcados pela intensificação das desigualdades sociais e pela ampliação das formas de exclusão — inclusive no interior das instituições escolares —, discutir a formação docente para a inclusão torna-se urgente. Esse debate implica considerar os limites e as possibilidades das políticas públicas, os marcos curriculares, os processos identitários e os saberes docentes que se constroem nas práticas e nas vivências educativas.
Este dossiê integra a linha editorial da revista, dedicada à Educação, com foco na formação de professores/as, nos processos inclusivos e em abordagens críticas que questionam e desconstroem as estruturas de poder e exclusão presentes na escola e na sociedade. Seu propósito é fomentar a produção acadêmica comprometida com a equidade, a justiça social e o direito universal à aprendizagem, em contextos que valorizem as diferenças, promovam o pertencimento e assegurem oportunidades educacionais para todos e todas.
Convidamos pesquisadoras, pesquisadores, docentes e profissionais da educação a submeterem trabalhos que abordem, entre outros temas:
- Formação inicial e continuada de professores/as para a inclusão escolar;
- Saberes e práticas docentes frente às diversidades no ambiente educacional;
- Currículo, inclusão e justiça social;
- Interseccionalidades na formação docente: gênero, raça, deficiência e território;
- Políticas públicas de formação docente e inclusão educacional;
- Práticas pedagógicas inclusivas na Educação Básica e no Ensino Superior;
- Inclusão digital e acessibilidade no contexto da formação docente;
- Narrativas docentes sobre inclusão e exclusão nos espaços escolares.
Com esta publicação, esperamos contribuir para o fortalecimento de um debate coletivo, plural e crítico que reafirme a inclusão como princípio ético, político e pedagógico da educação em todos os seus níveis.